Iniciante: After X Combustion - Duvida Cruel

Por: belletti  

Em: 27/03/2008 23:09

Olá amigos, meu nome é Belletti, sou videomaker há algum tempo e só agora estou correndo atrás de programas de composição como o After e o Combustion. Tenho uma pequena empresa que faz curtas, documentários e ocasionalmente algum institucional aqui em minha cidade. Nao tenho, ou nunca tive por enquanto, real necessidade de 3D ou algum cliente querendo animações por exemplo. Quando aparecer posso terceirizar com os amigos aqui do Três D1 que são profissionais nessas e outras atividades. Acontece que estou precisando de algum software que me ajude em correção de cor e talvez o mais importante: preciso tirar minhas animações de texto, nas aberturas dos meus videos, da era da pedra!!! Vi os tutos que o Sergio Feitosa fez(ou era Pedroza? - de qualquer forma parabéns, os 11 tutos sao maravilhosos, deu pra pegar uma boa noção do que é Combustion) e vi por ai a galera dizendo que para correção de cor em video para meros mortais o Combustion é o que há. Vi tambem a galera elogiando pra caramba o software devido sua total integraçao com o Max, mas creio que nao vou usar muito esse ultimo programa. Já estava imprimindo uma camiseta da Autodesk para usar quando eu for pra academia mas ai surgiu esse link em minha vida: http://www.trapcode.com/products.html Vendo uma relação de programas gráficos aqui no proprio Tres D1, vi o link e os produtos dessa trapcode e me apaixonei perdidamente pelos efeitos. É tudo o que eu preciso. Pena que rode no AFTER!!! Minha dúvida então depois desse falatório: Vale a pena, pelas minhas necessidades, ficar com o Combustion e tocar em frente no aprendizado ou migrar pro After, aprender a usa-lo (pelo que vi o Combustion é mais facil) usar esses produtos da Trapcode que pretendo compra-los e ser feliz??? Esses mesmos efeitos não faço no Combustion? Lembrando que tudo que preciso é correçao de cor para os videos e dar uma boa animada em meus textos, creditos, etc. Vi tambem uma infinidade de outros programas, vi uns reviews do flame, motion da apple, color e um tal de lustre da autodesk que parece que é sensacional. Bom, nao tenho MAC, mas será que o flame ou mesmo esse lustre rodariam na maquina com essa configuracao: AMD ATHLON 64 3200 - ATI RADEON SERIES 9600 256MB - 1 GB RAM - 250 HD SEAGATE SATA II - Essa maquina nunca me deixou na mao e estou rodando nela alem de premiere e liquid uma versaozinha do avid. Enfim, galera meu mais do que obrigado pelas futuras respostas e pelo forum recheadissimo de dicas e tutos!!! Abraçao e sucesso a todos! Belletti
Se você acha que sabe tudo: seja humilde e aprenda ainda mais.
Ai cara, seja bem vindo aqui. Resumindo bem dá pra falar que o After é melhor para o dia a dia, para o chão de fábrica, para o trabalho rotineiro de uma produtora de vídeo, ele é mais fácil do que o Combustion e tem recursos para facilitar as coisas mais varejo. O Combustion é melhor para coisas mais aprimoradas, é bem melhor para correção de cores, porque o recurso dele de correção de cores é o mesmo do Smoke, que ai já é um soft high-end que não roda em PC. Smoke é pra rodar em estações Tezzero, dá pra rodar em PCs parrudos com Linux, mas no MAC eu acho que não roda não. 1GB de RAM não dá nem pra começar. Para os mortais o Combustion é o mais próximo destes programas high-end. Existem outros bons e mais acessíveis, como o Fusion da e-on. Tem outros poderosos por ai que não exigem tanto da máquina, como o Shake, o Nuke. São super poderosos também e não tem as dificuldades com equipamento que tem com Smoke, Flame e compania. Só que nenhum destes softs vc vai encontrar material de estudo, nem do Combustion, os vídeos do Feitosa são coisa rara. De After você encontra a rodo por ai. E sobre os plug-ins da Trapcode, são antigos e saturados já, efeitos como o Shinne por exemplo, ninguém aguenta mais ver, de tanto que usaram já virou varejo, tem que usar com cuidado. É como usar Lens Flare, se não tomar cuidado denigre a produção, porque é um efeito muito varejo. Mas todos os plug-ins do After Effects rodam no Combustion. Se vc quiser colocar os recursos do After no Combustion, é só copiar a pasta de plug-ins dele e colocar no Combustion, ele vai entender todos e vão aparecer na lista de efeitos dele. ;)
Múcio
Valeww pela reposta Mucio, vc salvou minha vida rapaz!!!! Vou ficar com o Combustion então! Abusando de sua bondade: no combustion eu posso abrir normalmente arquivos já em mpeg ou só avi, wmv? Tenho já uns trabalhos em mpeg-2 e não consegui abri-los. Vou tentar desvendar toda a ajuda do combustion, mas numa rapida pesquisa nao achei nada. Grande abraço e mais uma vez obrigado! Belletti.
O help do combustion é super completo, dá pra pegar o jeito por ele. Sobre mpeg, não sei te falar, mas acho que tendo o codec abre, não tenho certeza. AVI e MOV que é o normal ele abre com certeza. Só que tem que ser sem compressão ou com baixa compressão, vídeo compressado é ruim pra mexer.
Múcio
Valew mais uma vez Múcio! Vou tentar e qualquer coisa posto por aqui. Abração e sucesso! Belletti.
eu ficaria com os dois, o after, apesar de não ser tão "profissional", tem muita coisa na net www.videocopilot.net vê isso, é muito legal sobre o shine e concordo e discordo, até hj ele é muito usado,... de for podre muitas vezes, mas ainda sim se souber usar ele é insubstituível T+
Olá Vagner! Então, há essa dificuldade de achar material de estudo. Pior, meu inglês não é tão bom assim. Estou no Help do Combustion e realmente tem bastante coisa só preciso traduzir! (risos) Gostei muito dos produtos desse videocopilot e parabéns pelos videos em seu blog, belissimo trabalho! Obrigado e sucesso! Belletti.
da minha parte os dois são otimos, mas o combustion eu acho perfeito para melhoramento de video ( otima para trabalhar com cores do video).
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Olá Saulo! Estou maravilhado com a quantidade de coisas que dá pra fazer no Combustion em relacao a cores, contraste, saturaçao, enfim. Eu que trabalho bastante com Photoshop to pensando em até começar a manipular fotos no Combustion! (risos) E ainda estou aprendendo a passos de lesma, so no final da noite antes de dormir que fujo para o micro e passeio pelos menus dele. Carrego um video de um minuto vou no "operators" e brinco com todos os esquemas de correçao. As vezes crio uma nova "camada" com outro video e brinco com os canais, opacidade, etc. Tá ficando muito bom! Somente no final de semana que vou ver se acho algum outro tuto e material para saber mais coisas... o help dele ta ajudando bastante tambem. Agora, duvida cruel mesmo será na hora de começar a montar os creditos animados, dar vida as letras, nada muito complexo, mas um pouquinho de charme... estou ate pensando em adquirir um ou outro plugin da trapcode e da videopilot que nossos amigos indicaram aqui. Alguém teria alguma sugestao e ideia de como posso fazer esses efeitos ou começar a aprender? Grande abraço a todos e sucesso, Belletti
Ai Belletti, é o que eu te disse, o Discreet Color Corrector é um sistema poderoso de correção de cores, claro que não é um Lustre, mas é muito bom, o color supression dele é ótimo, pra retirar cores e fazer recorte em chroma. Mas não vai dar pra vc usar pra tratar fotos grandes, só imagem em resolução de vídeo. Ele não aceita imagens em grande formato, vai renderizar tudo preto, porque ele foi feito pra vídeo. Quanto as letras, dá uma olhada lá nos recursos que ele tem no modo texto, dependendo o que for você só precisa animar os recusos do texto. Explica melhor que efeito vc quer fazer
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 358

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.