Como aplicar HDRI sem ser no Enviroment para ficar bom?

Por: Eduardo Horvath  

Em: 28/03/2008 08:19

Galera, To com um pequeno problema. Como podem ver o fundo está entre o preto e o vermelho e seria assim que gostaria que ficasse, não apliquei gradient, é um plane com um material acrílico, onde recebe iluminação só no meio do plane, no final dele a transparencia e falta de iluminação dá esse efeito... Agora o que acontece, se eu aplicar HDRI no enviroment estraga todo o ambiente, porém, eu tenho HDRI aplicado no material direto no canal mental ray connection, o cilindro até que ficou bom, mas as partículas como podem ver não parecem refletir é nada, muito menos um HDRI, alguém saberia com fazer para melhorar esse aspecto para ficar mais metalizado?
Eduardo Horvath www.designdigital.info
eu acho que o problema é no material das partículas, vc aplicou o mesmo material? porque nas partículas não está nem refletindo o cilindro. vc aplicou o material no blob mesh?
Múcio
Oi Múcio, eu apliquei o material nas partículas, mas no BlobMesh eu não sei como aplicar. Seria só arrastar sobre ele? Se for então vacilei, porque fiquei procurando na pilha de propriedades dele.
As vezes eu pego umas buchas tão complexas que quando é algo simples eu simplesmente nem sei fazer, rss. ou seja, era só ter pensado em dar um assign no material com o blobmesh selecionado, e sequer passou isso pela minha cabeça... pensei que como ele estava associado ao PF então ele teria que buscar o material igual do PF ou que eu teria que mexer algo no PF, mas não algo tão simples assim. Enfim, melhorou o aspecto, eu diria que agora tá parecendo alumínio, rssss. para fazer refletir o cilindro acho que teria que mudar a composição do blobmesh para ficar algo mais denso... Mas valew pelo toque Múcio. Espero ainda poder com essa experiência contribuir aqui no fórum mais tarde ajudando outros.
Só que, o ato de eu ter aplicado o material no BlobMesh fez com que o mesmo abandonasse suas funções, ou seja, reparei em outro render que ele simplesmente sumiu rssss, e o que ficou foram as partículas... Vou continuar fazendo os testes para ver que erro é esse.
Agora foi, Interessante, eu havia mexido no Size do BlobMesh para poder ver ele maior, não sabia que afetava o efeito dele no geral, achei apenas que era o tamanho dele na cena. Very very Important.... Quando for ver um tuto básico disso vou ver todas essas anotações. Acho que vai ajudar a galera a não sofrer como eu sofri rs :00:
Ai Eduardo, agora sim cara!! O blob mesh é um objeto, ele não vai respeitar o material das partículas, até seria legal que ele fizesse isso, daria para mesclar duas tintas de cores diferentes, mas ele não faz isso. :( E sobre o novo problema, com certeza não tem nada haver com o material, tanto faz o material do blob mesh, isso não muda as configurações da malha dele nem nada disso.
Múcio
Pronto fechou, Ficou como eu queria. Eu sempre sou chatão assim de ficar postando cada evento que eu passo, pois foi com esse tipo de postagem que eu peguei vários macetes aqui no forum, de participantes que também se mataram em alguns problemas e cada evolução eles comentavam o ocorrido, é uma forma de eu ajudar os demais, pois se eu ficar só fuçando até resolver, então só teria postado a resposta. "pronto deu certo", mas achei interessante o fato de que o Size causa diferença... Enfim é isso. Mais uma vez agradecido Mucio... entre as milhares de respostas que vc já me deu.. To aprendendo, to aprendendo :P
Na verdade mucio o Size muda o formação do BlobMesh nas partículas, não sei porque mas quando aumentei de 5 para 50 para a esfera do blob ficar maior na viewport, o efeito do blobmesh sumiu das partículas, claro, isso nada tinha haver com o material, mas quando voltei o Size dele para 5 como estava antes, então apareceu o efeito dele com o material aplicado, óbvio, o material estava aplicado tanto em 5 quanto em 50, mas em 50 por causa das outras configs o efeito de ligamento dele não apareceu nas partículas. foi isso =D
Então Eduardo, o size que vc fala é o das partículas né? O blob mesh não entende as partículas, ele entende a malha delas igual qualquer objeto. Se vc mudar a Shape pra cube por exemplo, vc vai ver que muda, porque só terá 8 vértices. Se coloca teta ou sphere fica melhor, com sphere é a que fica melhor, porque tem mais vértices. O size do blob mesh não muda nada, tanto faz o valor, mas o tension muda, é bom deixar com 1. O importante pra ficar com boa resolução no render é deixar baixo o valor do render. Vai diminuindo aos poucos o da viewport pra ver como fica bom, ai vc coloca um pouco menor no render e sobe o da viewport pra não ficar pesado. Também é importante ter bastante partículas para ficar com boa resolução, porque ai dá pra usar o size menor.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 792

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.