Custom Attributes & Wire Parameters

Por: davius  

Em: 03/04/2008 10:00

Iaê pessoal? Eu estou com esse problema com Custom Attributes (CA) e Wiring... é um pouco difícil de explicar mas lá vai: Eu criei um Cilindro e um Dummy para guardar todos os meus CA (3 no total). Estes CA estão ligados (wired) ao parâmetro "Angle" de um Bend Modif. à posição Y do Gizmo desse mesmo Bend e à rotação Z do cilindro que tem o Bend aplicado. A relação de ligação (wire) nem sempre é direta/linear, eu tive que utilizar algumas equações para que o objeto se comportasse da maneira desejada. Mas tudo funciona corretamente quando eu mexo os spinners dos CA. O problema é simples - eu ligo o AUTO KEY para animar, mexo o slider para o frame 30, e rodo o spinner do CA... mas as keyframes não ficam salvas - ou seja, a animação não fica salva!! Eu tenho o arquivo aqui (Max 9, 32 bits, 18 kb) e posso mandar para quem quiser dar uma olhada na cena! Obrigado! Esse problema já está me custando o escalpo de tanto coçar a cabeça!!
Vc já tentou com o Set Key? Qual é a versão do seu Max? Porque já teve uns caras aqui com esse bug, faz o teste com um slider simples movendo um objeto ou girando, só pra ver se funciona, se não funcionar é o mesmo bug
Seria legal se eu pudesse postar a cena para você ou outras pessoas testá-la... o Max que eu uso é o 3ds Max 9 32 bits (desculpe-me, faltou essa informação!) Eu já tentei set key e autokey.. nada funfa nesse caso. Eu já resetei a cena, fiz toda de novo e nada. Tentei fazer algo simples como você sugeriu, tipo mover um cubo e rodar outro e, dessa vez, funciona perfeitamente... Não acredito que vou ter que aprender MaxScript para fazer essa cena.... :(:(
Então cara, tem esse bug mesmo, vc precisa instalar o service pack 1 ai. Acho que o service pack 2 também corrige, mas aqui comigo deu problema, deixei só com o sp1 e ficou bom. Mas quando tem esse bug não funciona o manipulator, não cria keys de jeito nenhum. Então, se criou no teste mais simples que o supermax disse, pode não ser bug, pode ser a forma que vc fez o wire e as equações que usou
Múcio
Mucio obrigado pela ajuda, mas o Max 9 daqui já está com o SP2 instalado. Talvez valha a pena tentar fazer a cena do zero uma terceira vez :esqueci: para ver no que é que dá... Fazer o que.. é a vida! Qualquer ajuda ou direcionamento a mais eu agradeço bastante!
Fiz uma pesquisa rápida e descobri o seguinte: 1 - Assim que você liga (wire) um Custom Attribute (CA) com o parâmetro de algum objeto (seja rotação, mover, escalar, você escolhe) um Animation Track aparece diretamente abaixo do nome do CA no Track View. Se o nome do seu CA é "ctrl rotacao" então esse track receberá o nome de "crtl rotacao Animation". 2 - Se você liga (wire) outro CA (digamos, "crtl posicao") a um outro parâmetro do mesmo (ou outro) objeto, então o track de animação anterior vai desaparecer! E agora você terá um "crtl posicao Animation" abaixo do CA "crtl posicao" no Track View. Algumas vezes essa última "crtl posicao Animation" track nem aparece, e ambos CA não mostram tracks de animação. Às vezes o MAX até trava e fecha quando você conecta (wire) os CA e tenta animá-los por Auto Key ou Set Key. 3 - Esse assunto pode ser a redescoberta da roda, mas estou curioso para saber se algum de vocês já experimentou esse tipo de problema. Qualquer Patch/Fix/Workaround/Mágica que vocês saibam, por favor, compartilhem!! A única maneira que encontrei de contornar esse problemas é adicionar um Attribute Holder no dummy ou helper para cada CA que você deseja colocar... o problema é que quanto mais CAs você colocar, maior vai ficar seu Stack, o que foge completamente do ponto em se ter usado CA em primeiro lugar - que é de ter um Stack compacto e facilmente animável...
Eu acho que é algum problema ai no seu max, porque aqui funciona normal com CA e wire. Colocar o attributer holder no objeto que vai receber os CAs é normal e aconselhável, para não ficar junto com os recursos de modificadores ou do objeto. Mas no final das contas vc nem vai usar o CA nestes objetos, porque vai pegar o parameters collector e vai montar uma janela com todos os CAs do objeto, pra facilitar o acesso. Ele não criar keys ai é algum bug do seu max
Qual a versão do seu Max SuperMax? Eu dei uma lida internet afora e descobri que o Max 8 não sofre desse problema...
O meu é o max 9 com service pack 1, porque deu pau em tudo quando coloquei o sp2. Ai tive que retirar tudo e instalar de novo, mas dai só com o sp1 O max 9 é problemático mesmo, o 2008 é pior ainda. Tomara que o 2009 não tenha muito bug.
Ahh não...!!! Será que vou ter que desinstalar o Max e colocar só o SP1 dessa vez? A Autodesk é muito engraçada quando lança seus SPs, até parece que simpatiza com a Microsoft :-P ! Mas você tem razão, a esperança é que no 2009 esse problema básico seja resolvido.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 447

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.