Photometrics precisam do MR Photographic Exposure?

Por: Renan  

Em: 05/04/2008 10:19

Olá a todos! Estava fazendo os primeiros com o 3ds max 2009 e me veio uma dúvida. As novas photometrics (Free and Target) lights realmente precisam do MR Photographic Exposure? Nas versões anteriores, fiz testes aqui, não precisava. Agora se eu não coloco esse controle de exposição fica tudo muito escuro. Obrigado desde já.
Não precisa necessariamente, igual era antes, eles só colocaram aquela mensagem automática pra avisar que quem não sabe iluminar bem precisa do controle de exposição com as photometrics. Mas dá pa fazer igual antes, controlando a intensidade da luz. A escala certa no programa também é importante. Mas se pegar uma cena feita no Max 9 com photometrics e sem exposure e abrir no max 2009, vai renderizar igual.
Oi Supermax! Fiz mais uns testes aqui e agora deu certo. Não sei porque. Antes só com controle de exposição dava certo. :? Abraços.
Vamos lá... Recuperei este tópico porque não consigo mais fazer a iluminação aparecer com as photometrics. :D Só com o exposure que sai alguma coisa. O que eu fiz antes tinha dado certo. Peguei uma cena do max 2008, passei para o 2009 e renderizou certinho, sem nenhum controle de exposição. Aí eu peguei uma luz do próprio max 2009 e não funfou. Porque? Abraços.
Escala? Ja observou se quando tu abre uma cena do max 2008 aparece alguma janela perguntando o que fazer com a escala da cena? Geralmente as pessoas não entendem p/ que serve isso e só aprtam OK. Mas se der bobeira e a cena estiver numa escala diferente ela modifica a escala do programa. É uma possibilidade.
concordo com o Caio, só tem essa opção. a cena que vc abriu do max 2008 estava na escala certa, por isso renderizou certo. se fizer uma cena no max 2009 com a mesma escala, vai funcionar também. luz phometric só funciona certo na escala certa do max, que só tem uma, por isso que usam o exposure, a maioria não entende e não trabalha certo com escala no max e com o exposure funciona em qualquer escala, mas tem outros problemas depois
Múcio
eh realmente essa questão de escala eh complicada, as luzes photometrics dependem muito dela justamente pelo jeito q elas são medidas(candelas e talz)....o problema (q todo mundo jah sabe) eh q agente muda a escala mas o max dah umas rameladas com as escalas.....tem q ir testando mesmo....o andré comentou sobre isso artigos por aqui, vale a pena dar uma pesquisada abraço
Ok. Mas qual é escala certa para as photometrics? Metros? Centímetros? Se eu não me engano li um tópico sobre isso em que ele diz que é centímentros. Abraços.
Cara, uma coisa é certa, o max tem a sua própria escala com unidades genéricas, então tudo dele por padrão vai funcionar melhor assim. Não faz sentido dizer o contrário, por que não tem lógica os recursos padrão serem feitos p/ funcionar de uma forma que o programa não é por padrão. Certo? :D Use sempre a escala que vier no programa quando instalar, de resto vai estar tudo errado. PS: ( isso não tem nada haver com a unidade que coloca, estou falando da escala mesmo, independente de qual unidade mostra no display ali... [ que é só mais uma firula ] ) Abraço.
Esse negócio de escala pega todo mundo. Conheço cara que trampa com o max faz 10 anos e não trabalha direito com as escalas nele. O pessoal precisa entender que só existe uma unidade e uma escala no max, é polegadas. Se mudar isso só vai ter problemas. Só que é ruim pra gente trabalhar em polegadas, é ai que entra no units setup e muda o display pra metros ou centímetros. Ai o max converte os valores de polegadas pra metros ou centímetros e tudo dá certo, porque vai trabalhar no tamanho ideal nele ;)
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.