Controlador na rotação?

Por: Hervert Pimentel  

Em: 08/04/2008 12:29

Eae pessoal :)... bem to fazendo uma animação q é bem simples, a idéia é q um fasco de capsulas posicionado na diagonal, dae a animação de movimento é feita no eixo X e ao mesmo tempo a tampa desse frasco vai abrindo(rotação) de acordo com q ele(frasco) vai se movendo, ou seja, vai ter que ser feito localmente na tampa... O problema é q ainda não acertei exatamente controlador de animação. Pq eu quero controlar linearmente de forma independente em cada eixo, então, pelo q sei devo usar o controlador Euler, trocando de Bezier para Linear nos 3 eixo, só q não ta dando certo :/ A outra forma é rotação Gimbal, onde terá que atribuir o Linear Floater para cada eixo de rotação, em vez de atribuir o linear para todos os eixos ao mesmo tempo como falei no inicio. Deu p/ entender meus filhos? rsrs :P Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Só pra entender: vc criou um controlador (um shape ou helper, por exemplo) para o frasco e outro para a tampa? Se não, eu faria isso: um controlador que move as duas peças, um que controla só o frasco e que controla só a tampa. Assim, vc rotaciona o controlador e aos objetos de movem. Eu acho mais simples. Bom, é isso? Abraço
Poise Leandro ouvir falar q o modo mais prático de fazer isso é simplesmente lincando num outro objeto, normalmente usam o Dummy, só q ainda não acertei fazer esse jeito rsrs Olha essse tópico de 2007 q vc vai entender essa loucura :P http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20214&postdays=0&postorder=asc&start=0 O maximo q eu conseguir foi deixar independe, primeiro rotaciona e depois move, só q eu quero o modo tradicional entrelaçando os keys frames ao mesmo tempo faz as duas coisas.
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Falaí Hervy, tudo bem? Num sei si intendi, mas vamulá. Primeiro vc tem que acertar o local de rotação da tampa mudando o eixo de rotação, depois vc linka a tampa ao frasco, assim qualquer movimrnto do frasco, evidentemente a tampa acompanhará. Quando for animar mude o "Reference Coordinate System" para Local, tanto para a rotação quanto pra o movimento que vai funfar numa boa.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Eu acho que é como o Silvarudo disse, se lincar a tampa no frasco, o movimento já está resolvido, ai é só resolver a rotação. Acho que dá pra fazer com o controlador bezier normal, que já vem separado em cada eixo, ai vc edita no Curve Editor, porque é lá que refina a animação
Vcs ainda não entenderam bem oq eu quiz dizer... façam o teste ou acompanhem o tópico q eu coloquei acima. Pra rotação não acontece dessa forma quando está tratando os eixos de forma independente com Bezier, porque não funciona localmente, só vai funcionar dessa forma se trocar o controlador da rotação do objeto pelo Linear Rotation, ai ele vai rotacionar só num Eixo. Criem um box q seja e posicionem ele na diagonal e animem rotação em z (mesmo em local) em 360º por exemplo. Vai perceber q vai ficar incoreta a animação porque vai ter q ajeitar tambem o controlador de rotação. Deu p/ entender? http://rapidshare.com/files/105913563/Frasco.max.html Melhor ainda tae o arquivo de teste p vcs me ajudarem... a idéia simples como falei, ja ta animado a posição agora eu quero simplesmente q a tapa se desenrosque(corretamente) do frasco no periodo em q ele esta animado, só isso!!! :D PS: versão 9
Se vc tiver com controlador bezier xyz, cada eixo vai ficar separado, ai vc anima com a opção local para atuar em cada eixo independente. Dependendo do caso linca num dummy pra usar o eixo dele, facilita. Mas é só uma questão de animar certo e editar no curve editor
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 432

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.