Como fazer efeito de pedras preciosa

Por: Ney FSANTOS  

Em: 18/04/2008 00:20

Ola!, galera do 3d1, :D hoje estou feliz por ter um tempo disponível, para poder entrar no fórum pois meu tempo esta escasso muito trampo e estava também estudando bastante 3d seguindo alguns tutoriais que achei na net para poder mostrar alguma coisa para ser avaliado pelo pessoal , mas um dos motivos que me trazem aqui hoje e o seguinte preciso modelar uma joia (anel com brilhante), mais estou com dificuldade em dar um efeito de pedra de verdade (transparência e refração). Se alguém souber de algum material ou recurso que possa me ajudar a dar esse efeito ficarei muito grato Obs: vou postar a pedra que tenho e uma referencia de pedras de verdade para ficar mais clara a minha pergunta. Muito obrigado Ney
a primeira coisa q vc tem q ver eh o IOR da pedra, existem tabelas por ai com esses indices de refração. depois vc precisa criar um material adequado usando esse IOR, e por fim oq dah tb esse efeito de brilho é o caustics que utilizando MR vc ativa pela tecla f10 na guia "Caustics" porem esse assunto te caustics e meio complico então sugiro vc procurar aqui na 3d1 tutoriais ensinando a cria esse efeito tb abraço
Ai Ney, primeiro é muito importante fazer o modelo certo pra ter as refrações iguais da pedra preciosa. Depois depende da pedra preciosa que for criar pra fazer o material igual. No Mental Ray vc pode usar o shader dielectric ou o shader glass. se quiser fazer disperção pra criar aquelas aberrações cromáticas que deixam bem mais realista, precisa do shader l-glass pro material e do shader prism photon pro caustics. vê esse tópico que o pessoal fala mais sobre isso e tem essa imagem aqui em baixo que achei lá: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22284&highlight=pedra
Múcio
Valeu, cesarfg e mucio pela ajuda, desculpe por não ter respondido antes, sabe como e que é só correria já estou modelando o brilhante assim que acabar já posto ele, para vocês darem uma olhada pra ver como e que ficou. Valeu !!! :D abraço :D Ney

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 362

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.