Problema no Mental Ray - ajuda - ilum interagindo com fumaça

Por: Danilo Carlos  

Em: 18/04/2008 12:10

Olá pessoas!!!! 3d maxistas, adoradores do mental ray e por aí afora!!! Preciso da ajuda de vocês justasmente para um render em que o scanline se supera em relação á ausencia de "problemas". Mas em todo o resto, o Mental Ray seria melhor e é por isso que preciso da ajuda de vocês! É um seguinte..., desejo criar uma cena com um céu cheio de nuvens. Mas não desejo usar as técnicas convencionais por causa da precariedade da interação com a iluminação com que essas técnicas sofrem. (gizmos ou partículas "faced"). Enquanto o Afterburn não é integrado ao 3ds max básico e ao mental ray (algum dia, ele vai!), a forma que encontrei é criar uma material com fallof e aplicar a um sistema de partículas, renderizando esferas em cada partícula. Sem precisar me apurar muito na técnica e já nos primeiros testes, o resultado está ficando "maravilhoso" (quem sabe nem precisemos de nenhum Afterburn!!!). Veja algumas imagens testes com scanline: Mas isso quando renderizado com scanline. Com mental ray, o resultado até q é parecido, mas com uma "poeira" que surge do nada, tvz pela sobreposição intensa de formas. Olha: E quando é cena prea valer, onde as partículas estão em maior quantidade, a poeira fica pior ainda: Gostaria de saber, se alguém sabe porque isso está acontecendo e como resolver. Seria uma questão de escolher o material que melhor funcione no mr? O material é apenas um Standard Blinn, com um falloff do tipo Perpendicular / Parallel com a direção para o eixo z da câmera. Abraços! Aguardo respostas.
Que estranho cara, não era pra acontecer isso, não era pra aparecer estas fagulhas por causa de sobreposição de faces. Tem alguma coisa de errado, vou até testar pra ver, mas já fiz isso com o Mental Ray e ficou perfeito. Só que o Mental Ray tem recursos mais poderosos pra fazer isso, tem que dominar bem ele, mas quem domina não precisa do after burn. Tem um shader chamado ray marcher que cria partículas com volume pra fazer o mesmo que o after burn, já vem com o max, mas vem travado e é difícil de usar. Tem também o mist e o part volume que servem pra fazer isso, mas com partículas o ray marcher é mais indicado
Múcio
Hummmm, já fez isso??? Em q versão do 3ds max? Estou usando o 8. Vai ver é algo q foi corrigido. D qqr jeito, c vc quiser, eu posso t mandar o arquivo por e-mail para vc verificar por vc mesmo. Mas d qqr jeito, já tenho uma pista do problema. Não se trata de uma sobreposição dos objetos. É o Falloff funcionando mal mesmo no mr. Me PARECE que o mr não tira a opacidade das faces logo posteriores às últimas faces visíveis, voltadas para a câmera. Controlando a iluminação e o nº de polígonos das minhas esferas pude ver a mudança no efeito. Veja: O efeito da fumaça que vc vê no exemplo foi feito com diversas geoesferas, e desse modo pude controlar a resolução delas. Da esquerda para a direita, segmentos = 1, 2 e segmentos = 3. Quanto menor os polígonos, menores são as faces defeituosas. Mas é isso aê! E é mto bom saber que o mr já dispõe de alguns recursos de interação de partículas com a iluminação! Vou ir atrás..., mas d qqr jeito tbm gostaria d saber o q está havendo d errado com minha cena!!! Abração! E obrigado!
Ai Danilo, descobri o que é. Vc tem que mudar o falloff do material, porque vc está fazendo com material standard né? Se fizer composição com shaders do mental ray não acontecei isso. mas com o material standard vc tem que mudar o falloff dele no menu extended parameters, coloca no out e 100 no amount, ai fica certo
Múcio
tambem quero saber como se faz nuvens no MR!!!!
Opaaaa!!! Mto obrigado mucio!!!! Consegui resolver com a sua dica de mexer no extended parameters. Agora, fazer a composição, eu também gostaria de saber como!!!! hehehe!!!! Me falta ainda mtas malícias do Mental Ray..., preciso de mais tutoriais me ensinando como usar os shaders do mr!!!! Mto obrigado!!!! Veja o q eu tentei fazer... Ficou estranho, né? Mas foi o q eu fiz em seguida dpois de conseguir concertar o problema. Usei apenas um volume light. Mas eu tenho certeza d q se eu aprender a mexer melhor no mr vou conseguir fazer o efeito da luz atravesando fumaça de forma mais realística, né??? Abração! Mto obrigado!!!
Legal que deu certo cara, mas pra compor com shaders do mr é outra história, tem que destravar o raymarcher Dá pra fazer com o mist, mas fica ruim em partículas, vai precisar de muito trace depth. esses pretos que ficaram ai no seu teste é por causa do trace depth, se aumentar diminui os pretos.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 278

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.