Distorção de câmera

Por: 13design  

Em: 01/05/2008 11:07

Olá pessoal, Feliz dia do trabalho! hehehe Sou leigo no assunto de câmeras e por isso gostaria de tentar conseguir alguma ajuda para poder entender melhor. O que acontece é que muitas vezes acontece distorção das câmeras quando uso o 3D, em relação ao mundo real. Uma vez me disseram o nome que se dá a essas distorções e que tem como tentar corrigir. Alguém sabe me dar uma ajuda a respeito? ou indicação de onde achar respostas para isso? Grato, Jonas.
tem como vc mostrar a distorção de q vc estah falando? a unica coisa q as vezes acontece são diferentes field of view (45º por padrão) que fazem as coisas perto das bordas ficarem esticadas... posta ai uma imagem abraço
A distorção em 3D só pode ser da perspectiva, porque em 3D não tem lente e não acontece também a distorção criada pela lente. No Mental Ray dá para fazer essa distorção também colocando um Shader de Lens. A distorção da perspectiva é fácil de entender, quem mexe com foto sabe. 50 mm é a lente do olho humano, distorce pouco a perspectiva e tem boa abertura (campo de visão - Field of view) Quanto menor a lente, maior é a abertura, pega mais coisa da cena, mas distorce a perspectiva. Então, é só não usar lentes menores que 50 mm, no máximo 35 mm para ambientes menores. Lentes maiores que 50 mm quase não distorcem a perspectiva, mas tem um campo de visão pequeno, é bom pra tirar foto de detalhes como uma flor. Se usar lentes menores que 35 mm vai distorcer muito e fica feio.
Múcio
Nesses casos, além do que foi comentado, você pde aplicar um camera correction (clicando na camera com o botão direito, depois clicando na opção Apply Camera Correction Modifier) para deixar pelo menos as linhas retas nas laterais da camera, pois é normal deixar com linhas em angulos inclinados por causa da distancia focal e o ponto de captura. A distorção permanece, mas pelo menos não vai ficar tão distorcido como sem ele.
Site sendo reformulado!!!
Olá Cesar, Mucio e Evilwata... Muito obrigado pelas respostas. Eu demorei para responder porque precisei viajar para resolver alguns problemas e só agora estou de volta :) . Cesar, eu não tnho nenhuma imagem agora aqui no pc para demonstrar isso (era a cena de uma cozinha), mas o que vocês comentaram sobre tomar cuidado com o uso de câmeras que entre 35 mm e 50 mm, resolve bem a questão. Mais uma vez, muito obrigado pela sempre gentil e prestativa atitude que faz com que leigos como eu possam entender um pouco mais! Um grande abraço Cesar, Mucio e Evilwata! Jonas.
Se for cena de maquete vc coloca o camera correction pra não deixar distorcer muito a perspectiva, não é real, mas fica melhor em imagem arquitetônica as vezes, tipo prédio alto, pra não afinar ele. Se quer simular uma câmera real, coloca o shader distortion no slot lens do camera shaders, está na aba renderer. Esse shader faz a distorção da imagem igual uma lente real, a câmera do max só distorce a perspectiva igual o grande Múcio disse.
Olá Magster! Isso é na aba do render do Mental ou Vray? Juro que nunca vi isso antes, hehehehe. Abraço, Jonas.
Fica na aba renderer do Mental Ray. Tecla F10 pra abrir a janela de render e entra na aba Renderer. Lá tem o grupo camera shaders, são 3 slots, um de output, um de volume e um de lens. Nesse de lens dá pra colocar vários shaders legais que simulam efeitos de lentes. Entra na parte de shaders aqui na 3d1 que tem um monte lá pra baixar
Se for o Camera Correction, selecione a câmera e depois acesse o menu (não é o painel, e sim o menu superior) Modifiers > Cameras > Camera Correction Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.