Distorção de câmera

Por: 13design  

Em: 01/05/2008 11:07

Olá pessoal, Feliz dia do trabalho! hehehe Sou leigo no assunto de câmeras e por isso gostaria de tentar conseguir alguma ajuda para poder entender melhor. O que acontece é que muitas vezes acontece distorção das câmeras quando uso o 3D, em relação ao mundo real. Uma vez me disseram o nome que se dá a essas distorções e que tem como tentar corrigir. Alguém sabe me dar uma ajuda a respeito? ou indicação de onde achar respostas para isso? Grato, Jonas.
tem como vc mostrar a distorção de q vc estah falando? a unica coisa q as vezes acontece são diferentes field of view (45º por padrão) que fazem as coisas perto das bordas ficarem esticadas... posta ai uma imagem abraço
A distorção em 3D só pode ser da perspectiva, porque em 3D não tem lente e não acontece também a distorção criada pela lente. No Mental Ray dá para fazer essa distorção também colocando um Shader de Lens. A distorção da perspectiva é fácil de entender, quem mexe com foto sabe. 50 mm é a lente do olho humano, distorce pouco a perspectiva e tem boa abertura (campo de visão - Field of view) Quanto menor a lente, maior é a abertura, pega mais coisa da cena, mas distorce a perspectiva. Então, é só não usar lentes menores que 50 mm, no máximo 35 mm para ambientes menores. Lentes maiores que 50 mm quase não distorcem a perspectiva, mas tem um campo de visão pequeno, é bom pra tirar foto de detalhes como uma flor. Se usar lentes menores que 35 mm vai distorcer muito e fica feio.
Múcio
Nesses casos, além do que foi comentado, você pde aplicar um camera correction (clicando na camera com o botão direito, depois clicando na opção Apply Camera Correction Modifier) para deixar pelo menos as linhas retas nas laterais da camera, pois é normal deixar com linhas em angulos inclinados por causa da distancia focal e o ponto de captura. A distorção permanece, mas pelo menos não vai ficar tão distorcido como sem ele.
Site sendo reformulado!!!