Objetos "pulam" ao mover. Bug ou mal configuração?

Por: Danilo Carlos  

Em: 01/05/2008 16:38

Olá pessoas!!!! Ao mover objetos em meu max 2008, eles movem e parecem que "pulam". Ou seja, eu não consigo ser preciso em algumas vezes que preciso mover o objeto. É estranho que eu notei que fica cada vez pior conforme vc manipula de uma distância maior da visão perspective. Caso ñ tenha me expressado suficientemente bem, vcs podem testar. Façam um box de 3.000 largura x 3.000 de comprimento x 70.000 de altura, distancie a visão para vc poder ver todo o objeto e mova-o. É desse problema que eu estou falando. Como resolver isso? Ou é um bug? Abração!
Cara, isso está acontecendo porque vc está trabalhando em escala errada no Max. Tudo que for muito grande ou muito pequeno fica ruim nele. Se tem que fazer um negócio com 70 mil de altura vai dar problema. Muda a escala e faz com 70 então, ai o outro lado que é 3000 vc coloca 3 Ai va dar certo e vai funcionar direito. Quem não trabalha na escala certa dentro do max tem todo tipo de problema
Múcio
O problema é que eu comecei minha cena com um objeto na escala correta. Só que esse objeto deveria ser muito pequeno em relação aos outros objetos da cena. Como nunca me aconteceu esse problema, continuei fazendo o resto da cena sem perceber o problema. Depois que eu vi que tinha alguma coisa errada, fui investigar um pouco e descobri que a escala estava grande demais. Não é um capricho. É uma questão de necessidade mesmo. Não foi por capricho que decidi fazer um box de 3.000x3.000x70.000. Mas agora tenho um problema e não é fazendo um box de 3x3x70 que vou resolvê-lo. Preferiria não ter que aplicar uma escala em toda ela pq já está complexa demais, com partículas e td mais e desse modo poderia encontrar problemas maiores ainda! Faço o quê? Nesse fórum há mta gente que manja, e tbm sei que o 3ds max dá ao artista muitas opções de customização, algo que já me ajudou muito. Até a precisão dos spiners eu tive que mudar em um outro projeto..., me veio um cara falando em nome de todos os programas de arte em 3d falando que não era preciso de se usar precisão nesses desenhos e vou eu lá descobri que o 3ds max me dá a opção de dar mais de 4 casas de precisão para os spinners! Acredito que dessa vez o 3ds max também não irá me decepcionar!!! Abraços!
Na verdade, esse problema acontece também com objetos em escala menor. O estranho é que ele ocorre só quando eu trabalho com um arquivo especificamente. Se abro o 3ds max e testo, não há problema algum... Alguém sabe o q seria isso? Abração!
O Snap Grid está ligado? Porque se for, os objetos vão "pular" da forma que você falou. Abraços.
Então cara, quando te falaram sobre precisão do 3ds max estavam falando certo. Ele ter o snap e a precisão de 4 casas no spinners não quer dizer que ele é um programa de CAD e tem as mesmas facilidade com medidas que tem um programa de CAD. Dá pra fazer as coisas com precisão no max, mas se a pessoa fizer no CAD ela termina uma semana antes. Quem usa qualquer programa de CAD percebe fácil a diferença de facilidade com medidas entre estes softs e softs artísticos como o Max. No AutoCAD vc pode desenhar com o tamanho que quiser, nas escala que quiser e onde quiser No Max não, tem que desenhar no centro do "mundo", tem que estar na escala dele, que é uma só, e não pode sair muito dessa escala. Se fez uma cena de tamanho exagerado não tem solução, a solução é diminuir o tamanho da cena. Esse problema de mover não vai ser o único, vai ter problema de render também e de texturização.
Múcio
Pois é... se for assim... Sim, já verifiquei que os snaps estão desligados. A princípio parecia mesmo um problema de precisão, mas c vcs estão falando que isso não tem solução... Tem um detalhes que eu não falei por ñ ter pensado ser relevante. A cena da qual estou falando começou no max 8, daí pretendia continuar ela no max 2008. Mas acho uma boa idéia terminá-la no max 8 mesmo. Lá não só não tinha notado esse problema, como também agora o mental ray não renderiza com FG e GI ligados. Abre aquela janela informando os erros e no final nunca renderiza. Abração!
É cara, se não trabalhar em escala certa no Max só tem problema. Tem muita gente experiente no Max que não sabe trabalhar em escala certa nele. Esse problema que deu no render ai pode ser por causa da escala. Se der mensagem de erro "Bounding Box to Large" é certeza que é por causa da escala. tudo que for muito pequeno fica ruim de trabalhar no max e tudo que for muito grande também. Se está em metros e tem um negócio de 70 mil metros, é melhor trabalhar na escala de Km, porque ai vai ter só 70 em vez de 70 mil.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.