Duvida sobre animação de rabo e orelha...

Por: pianogospel  

Em: 03/05/2008 10:08

Oi pessoal, gostaria de saber se alguem pode me ajudar: Sou meio ou totalmente NOVATO em animação e software 3D. Gostaria de saber o seguinte: em uma animação, vamos supor que o personagem tenha rabo ou uma orelha como a do pateta (Disney). Como você faz para a orelha (por exemplo) reaja ao movimento do personagem, com dinâmica, sem a necessidade de animar cada movimento? Por exemplo: o personagem vira a cabeça e a orelha reaje como um Cloth ou Hair, por exemplo. Outra coisa, é possível juntar duas animações em formato BIP (uma de andar e outra com um pequeno andado e que faz o personagem sentar no final), sem que fique parecendo que eu juntei duas animações diferentes? Existe algum processo automatizado ou é na UNHA mesmo? Um abraço a todos. Marcos :D
Ai Piano, tem o modificador Flex que serve para isso, ele faz os movimentos secundários. Mas na boa, se vc for novato mesmo é melhor nem pensar nestas coisas, estuda a base do Max primeiro. Se não vc vai empacar com coisas bobas por não ter estudado bem o programa. Animação de personagens é a última coisa que aprende em 3D. Usar arquivos bip feito pelos outros ou capturado não é animar, estude walkcycle pra aprender a animar o que quiser. Estude bones e rig pra fazer esqueletos personalizados e pra fazer um bom rig na animação, ai vc movimenta o personagem igual uma marionete. Até porque pra animar bem com o biped tem que conhecer tudo isso e incrementar o esqueleto do biped. Pra juntar as animações bip vc usa o motion mixer. Mas é como eu te falei, vc está começando pelo fim e da pior maneira que tem, por personagens.
cara soh complementando o q o supermax flw e respodendo a sua ultima pergunta dá sim para juntar os bips vc faz isso no painel Mixer no motion com alguma parte do biped selecionado, lah no mixer alem de carregar varios bips pra fazer uma sequencia eh possivel tb filtrar para q determinados bips animem somente determinadas partes do corpo....por exemplo vc pode ter um bip da onde vc quer soh o movimento da cabeça outro soh com o movimento das pernas e etc... eu sinceramente acho bem legal e bem pratico trabalhar assim mas tem gente q abomina animar com biped então vê ai no que vc se adapta melhor e manda bala! mas com certeza eh de fundamental importancia estudar bones e rig de perspnagem manual mesmo.... abraço
A melhor forma de usar o Flex nestes casos é com o Spline IK. Você vai criar uma estrutura de Bones para a orelha, vai fazer o rig dessa estrutura com o solver Spline IK e depois vai aplicar o Flex na linha que controla o Spline IK, ai a linha vai sofrer a ação dos movimentos secundários e os bones vão seguir estes movimentos levando o Mesh junto
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717439.

Total de membros registrados: 143185

Últimos membros registrados: VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435.

Usuário(s) on-line na última hora: 499

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.