Problema com mapeamento

Por: Leandro  

Em: 08/05/2008 17:33

Pessoal, A imagem em anexo é o esquema da minha dúvida. Putz, nunca me deparei com isso... É o seguinte: Sem usar UNWRAP, gostaria de saber sa tem como mapear de forma correta meu modelo de teste. Estou criando Aço Escovado, utilizando um mapa que criei no Photoshop. Nesse modelo, eu apliquei uma coordenada de mapeamento Cilíndrica, sem Cap. Na parte que faceia o cilindro, a textura fica ok, mas na parte de cima. vista superior, não (veja esquema). O mapa está com rotação 90º, pois com 0º, valor padrão, os raios da textura ficam dispostos de forma errada, saindo do centro, na peça toda. Essa peça é torneada, então o raio da textura deve cer sempre concêntrico. Alguém sabe como posso resolver isso? Um abraço e obrigado,
cara se vc naum quiser usar unwrap tem q mapear por id mesmo....se vc usar o selection by angle jah fica facil de separar os ids nesse seu exemplo abraço
É Cesarfg, Ontem, voltando pra casa fiquei pensando nisso. O problema é o seguinte: Imagine um cilindro. Na lateral do Cilindro é fácil resolver as linhas da textura, para que fiquem paralelas. Mas no topo do cilindro, gostaria que as linhas ficassem concêntricas. E não existe nenhuma coordenada que pegue uma textura em linhas retas, paralelas, e converta-as em círculos concênctricos, certo? É isso que não estou conseguindo ajeitar. Um abraço,
"Leandro Oliveira" disse: E não existe nenhuma coordenada que pegue uma textura em linhas retas, paralelas, e converta-as em círculos concênctricos, certo? É isso que não estou conseguindo ajeitar.
Acho que ai seria usando outra textura e aplicando um segundo uvwmap com uma ID channel diferente, não seria o modo mais fácil?
Oi Hawf, sim seria. Mas, e se ao invés de eu usar uma textura quiser fazer proceduralmente usando o Noise? Teria jeito?
Oi Leandro, fiz uns testes aqui e não consegui, o uvwmap não tem a capacidade de dar esse formato ao mapa. Acredito que a única forma procedural de fazer isso seria usando o gradient ramp do tipo "radial e no modo "linear", mas é trabalhoso, pois teria de criar várias escalas de tons de cinza e tb dar uma pequena deformação com o noise. Posso estar errado, mas não vi outra solução.
Oi Hawf, É cara. Eu tinha pensado nisso também... Bom, na verdade vou fazer uma pesquisa, observar peças torneadas pra saber se o que eu estou pensando é da forma como é mesmo, né? Mas muito obrigado pela ajuda, cara. Um abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717443.

Total de membros registrados: 143186

Últimos membros registrados: LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354.

Usuário(s) on-line na última hora: 782

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.