Vou contar minha historia pra voces:
A pouco tempo comprei um PC Intel Quad Core 6600. OCm placa mae intel 4 GB de Memo Kingston e placa de Video Geforce 8600 512
Instalei primeiramente o Vista 32. A principio , pelo sistema ser novo, pensei dele ler meus 4 GB em dual chanel.. mas ele leu apenas 3.. Mudei para o Vista 64 bits... sem o service pack ele nao leu os 4 GB por completo depois fiz o download do SP1 e começou a ler. Porem o Kernel do Vista usa incriveis 1,3 GB de memoria pra ele funcionar , contra mais ou menos 550 MB do XP 64.
Tentei de tudo mas o bicho é faminto por memoria. MEU PC ganhou 2,8 no indice de desempenho do Vista e modestamente, minha maquina nao é fraquinha. Mudei para XP 64
Todos os Softwares que eu uso instalaram perfeitamente ( em suas versoes 64)
A lista deles:
3d Studio 9 64 bit
Vray 1.5 RC3 64 bit
After Effects 7
PhotoShop CS3
Zbrush 3.1
Adobe Premier
Adobe Audition
BitComet
VSO
AVG
Firefox Mozilla
Real Alternative Player
Office 2003
Os Drivers: Minha Tablet (Wacom) funciona perfeitamente com o ultimo driver lançado
minha placa de video idem. Mouse e teclado tambem tinham softs e estao funcionado perfeitamente.
O unico driver que nao consegui ainda foi o de uma placa de captura meio alternativa (Real angel) que eu tenho aki.
A coisa que ainda é chato é a impossibilidade de instalar o iTunes nessa maquina.. mas esse problema deve ser em breve solucionado pela Apple
Vantagens: O XP 64 bits é mais rapido, mais limpo, sem frescuras e quase nao usa memoria ( nesse exato momento ta usando 650 MB)
Se vc esta pensando em migrar para o 64 eu recomendo o XP 64. O vista é bonitinho mas é pesadao cheio de porcarias inuteis que podem ser desativadas mas ainda sim deixam o OS pesado