Caro Jair. O jeito que eu vejo, realmente é testando as duas opções! Eu tenho tanto o WIN XP 64 e o Vista 64 aqui para testar, e ver qual é melhor! Se a sua placa de video não tiver Direct X 10, eu recomendo o Windows XP 64. Se ela tiver, experimente o Vista. Pode ser que ele tenha menos conflito com softares do que o XP!
Ainda tem a questão de desempenho, que o XP deve ser meolhor que o Vista.
Muitos falam que é um sistema muito pesado o Vista. EU concordo, mas sei que ele é uma ótima escolha pra se trabalhar com programas pesados, pois oferece um gerenciamento de memórias e processador de dar inveja aos seus antecessores! Ele não perde desempenho mesmo que a carga de trabalho seja pesada!
Tem um cara aqui na comu que me recomendou o Vista 64 para o meu pc novo! Eu vou testa-lo, e se realmente for o esperado, ficarei com ele!
O que todo mundo fala é que o XP 64 foi feito a partir do Win 2003 e não deve ter muita facilidade para instalar os Drivers e tal. Ja o Vista 64 veio para funcionar com praticamente todos os softwares que forem 64 bits.
Concluindo, vai depender do que você preferir, pois ambos tem suas vantagens e desvantagens!