Como fazer um objeto desaparecer em uma animação.

Por: Gilson Alves  

Em: 25/05/2008 12:06

Olá turma tudo blz! Gostaria de saber como eu faço para um objeto desapareçer durante uma animação como se o objeto fosse ficando invisível. Obrigado grande abraço!
Visite o Meu Blog http://3dbrasilsoftware.blogspot.com/
fala galera to meio desaparecido mas agora vamos voltar a participar dos foruns.... bom uma maneira que eu sei se for moveis ou outro tipo de objeto vc pode animar esse objeto movendo ele p/ cima do teto ou p/ do piso no frame que a camera passar....valeu....
é tranquilo, é só animar o canal de opacidade no material do objeto, no frame inicial tu coloca 100 e no frame final tu coloca 0.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
A melhor forma de animar isso acredito que seja assim: Clik com boptão direito no objeto e vai em propriedades depois coloca zero no visible render, pode até animar isso. Com opacit é tempo de render disperdisado. Abraços
Gilson, Faz o seguinte: dentro do Curve Editor ou do Dop Sheet, selecione o objeto que vc quer que desapareça no meu esquero. No menu do Curve Editor acesse o Tracks > Visibility Track > Add. Dessa forma, será criada uma trilha de visibilidade para aquele objeto. Com ela vc pode animar a visibilidade dele. Valor 1 (padrão): objeto visível. Valor 0: objeto invisível. Um abração.
Ai pessoal, lembra que se estiver renderizando com o Mental Ray e o material tiver reflexo, não fica bom animar pelo visibility. O objeto vai sumir derepente quando chegar no zero e vai ficar bem visível até 0.1. Porque se está transparente e tem reflexo vira vidro em render fisicamente correto. Pra ficar bom tem que animar o brilho, o reflexo, e a transparência. A melhor forma é criar dois materiais, um normal e outro totalmente transparente. Ai coloca os dois no material blend e anima o amount dele, é mais prático
Doutor Ego
Olah a todos, encontrei no forum da autodesk uma outra solução para transparencias com mental ray, mas nao entendi como aplicar isso na pratica, embaixo coloquei o link de onde se original o trecho abaixo... não sei onde fica o "cutout" e nem "enable color map". Estou fazendo uma animação tecnica onde o usa da transparencia eh fundamental, iniciei a animação com o mental ray, e quando percebi, deparei com o fato de mental ray nao aceitar o comando visibility para efetuar um fade de transição... como dar um blend de materiais fica muito pesado, gostaria de testar essa tecnica que citei abaixo, abraço a todos, avisem se conseguirem! http://area.autodesk.com/index.php/forums/viewthread/14197/#72887 I just figured out another solution. I put a ‘Black’ .jpg in the ‘Cutout’ slot and ‘Enable Color Map’ in ‘Output. I then animate one end of the curve (line in this case) between “1” and “0.” It seems to be working for me. If it fails along the way I’ll try your Blend Material idea.
Bem vindo aqui e3d. O Cutout fica dentro do menu special purpose maps do material Arch&Design do Mental Ray. Esse material só vem a partir do Max 9. O cutout funciona igual o opacity do material standard. Se colocar um bitmap preto ele deixa o material transparente. O Color Map fica dentro do mapa bitmap que vc usa pra carregar a textura no material. No menu output tem um gráfico de cor chamado color map. Ligando ele aparece o gráfico pra vc mexer. OBS: Não precisa usar o material Blend pra fazer essa transformação de visível em transparente. Se vc animar o opacity e o reflect do material standard, vai dar certo também sem o peso no material Blend, mas tem que animar dois recursos de cada material, se animar só o opacity não adianta se o objeto for reflexivo. O que não deixar o objeto ficar totalmente transparente é o reflexo. Se animar o reflexo junto com o Visibility funciona também.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143182

Últimos membros registrados: JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545.

Usuário(s) on-line na última hora: 465

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.