Bom dia Antes de demais obrigado a todos pelo excelente forum/comunidade, tem sido de grande ajuda. Eu no meu trabalho, produção de mobiliario de madeira, trabalho com Solidworks, e consigo a nivel de modelação fazer tudo o que preciso, e o render nunca foi uma area que explorei muito, porque apenas usava o solidworks para desenho tecnico, mas queria dar o passo seguinte e começar a fazer render sobretudo de Mobiliario integrado em cenas interiores. Já dei uns passos com o VRay, gostei muito, mas estou ainda no inicio, mas a maior dificuldade é interligar os modelos que crio no solidworks com o Vray. Nao consigo fazer um export decente, perco sempre algum detalhe, e depois de for necessario corrigir, tenho de fazer todo o processo de novo. A minha questão é, existe alguma maneira rapida de tratar solidworks para vray, ou seria melhor aprender 3dmax do zero. Nunca usei o 3dmax, será que a curva de aprendizagem para alguem que sabe mexer bem no solidworks seria muito elevada? Ou que outras soluções teria ? Obrigado desde já por todo o apoio.