SolidWorks --> V-Ray ou 3Dmax

Por: ptbear  

Em: 30/05/2008 05:27

Bom dia Antes de demais obrigado a todos pelo excelente forum/comunidade, tem sido de grande ajuda. Eu no meu trabalho, produção de mobiliario de madeira, trabalho com Solidworks, e consigo a nivel de modelação fazer tudo o que preciso, e o render nunca foi uma area que explorei muito, porque apenas usava o solidworks para desenho tecnico, mas queria dar o passo seguinte e começar a fazer render sobretudo de Mobiliario integrado em cenas interiores. Já dei uns passos com o VRay, gostei muito, mas estou ainda no inicio, mas a maior dificuldade é interligar os modelos que crio no solidworks com o Vray. Nao consigo fazer um export decente, perco sempre algum detalhe, e depois de for necessario corrigir, tenho de fazer todo o processo de novo. A minha questão é, existe alguma maneira rapida de tratar solidworks para vray, ou seria melhor aprender 3dmax do zero. Nunca usei o 3dmax, será que a curva de aprendizagem para alguem que sabe mexer bem no solidworks seria muito elevada? Ou que outras soluções teria ? Obrigado desde já por todo o apoio.
tem v-ray pro solidworks? Se tiver vc pode usar ele, mas acho que vai ter várias coisas diferentes do V-Ray no Max. vc não precisa aprender tudo do Max se só quer renderizar modelos feitos em outros softs. aprendendo mapeamento de textura, o básico da interface e o próprio v-ray vc consegue fazer. o que vc precisa é de um plug-in bom pra importar modelos do solidworks. que eu saiba só tem 1 que faz isso, é power translator da npower eles estão patrocinando o contest da 3d1, clica ai em cima no nome deles (npower) ai em cima no baner do contest que vc vê a descrição do power translator ;)
Mental Ray User
Fala Ptbear, então cara eu uso solid works tbm aqui no meu trabalho e de vez em quando faço uns render dos produtos aqui e faço da seguinte maneira. Exportando assembly do SolidWorks para 3ds max. Abre o Assembly no SolidWorks, vai em “Save as” (Salvar como) escolha ACIS (*sat). Ás vezes demora um pouco para salvar. Depois de salvo em ACIS, você abre o CAD ou DWG EDITOR, lembrando que o AUTOCAD sempre da bug na hora de abrir esse arquivo. Agora temos que abrir o “.acis” no software: • No caso do AUTOCAD você vai em “INSERT” – “ACIS file” • No caso do DWG editor você vai em “FILE” – “ACIS IN” “Dê preferência pelo DWG EDITOR o AUTOCAD nunca deu muito certo essa importação” Após o “.acis” aberto você vai salvar como “dwg 2000”, depois é só importar o "dwg 2000" para o 3ds max. No importar, ele abre uma janela, nessa janela você vai configurar a qualidade da importação. Ai que deixa pesado ou leve mexendo nos parâmetros Smooth-angle, Curve steps e no Surface derivation for 3d solids. Com isso você controla a malha, configurando até ficar leve, mas com um surface boa, porque se reduzir muito, o que é redondo fica marcado, quebrando as curvas. Agora toda vez que vc tiver alguma modificação no projeto inicial vc terá que importar tudo de novo. Então tente ir para o max somente na hr que vc tiver certeza que terminou o seu projeto... Abraço, té mais...
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Opa Caos, Será que ao invés de exportar em ACIS e levar para o AutoCAD importar para o 3dsmax não teria um formato que o 3dsmax já poderia importar? O solidworks exporta em iges certo? ou outros formatos que o 3dsmax reconheça... Pode ser que tenha que fazer o export por partes também para importar no 3dsmax e os objetos não ficarem com perdas... Digo isso pq a muito tempo atrás eu mexia com o Inventor. Fiz vários testes de export-import para o 3dsmax e sempre foi 'chuchu-blz'. Lembro que a Autodesk tinha liberado depois um plugin que importava direto o arquivo ipt (acho que era esse) do Inventor para o 3dsmax muito rápido e sem perdas de dados... ptbear: o Vray é apenas o plugin de render, sem conhecer o 3dsmax ficará dificil de obter resultados bons. Não precisa estudar todo o 3dsmax, mas existe aquele básico que nunca deve faltar: edição de malhas, texturização, iluminação, camera, render e etc...
André Tobo
André tobo, eu já exportei em iges mais não ficou bom não...A malha veio "aberta" em alguns pontos...em SLT vai bem só que salva cada part da montagem de conjunto em um arquivo separado então vc fica com trocentos objetos para importar no max depois, um por um ai fica inviável para grandes montagens... Agora esse modo que utilizo é ruim por ter que dar essa volta toda para fazer a conversão, mas como disse o Gutao tem o Power Translator que manda direto, mas nunca usei não..
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Iai galera tdo bom? O problema de malha "aberta" pode ser simplesmente o tessellation, tanto na viewport, quanto no rendertime, já que a viewport do max não mostra superficies (nurbs) extremamente suaves como no solidworks a menos que seja configurada. Talvez alterando as configuracoes de tessellation, o iges consiga ser uma boa alternativa para o problema....
O Solidworks trabalha com nurbs e quando converte pra polígono perde qualidade de qualquer forma que fizer. O melhor jeito é importar direto em Nurbs no Max, ai vem perfeito. Só que a única forma de fazer isso é com o plug-in power translator da Npower. Vê a descrição do plug-in aqui: http://www.npowersoftware.com/translators/ptoverview.htm
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 783

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.