Globo de Plasma

Por: cardosoking  

Em: 16/06/2008 11:55

Olá a todos, sou novo no fórum, primeiro parabéns pelo belo conteúdo. Procurei mas ñ consegui encontrar, vcs poderiam esta me ajudando. Gostaria de saber se e possível criar um Globo de Plasma (animado) no 3ds Max. Assim, sei que tem o efeito “Lens Effect Glow (Video Post)” na opção "Electric" que daria um bom efeito, mas o problema e que esse efeito ñ funciona atrás de outro objeto, um globo transparente (ou estou enganado?). Bom alguém conhece uma forma pra fazer o mesmo? Algum tutorial que fale sobre isso? Fico agradecido desde já.
Bem vindo no fórum Cardoso. Mas isso ai que vc tá querendo é muito difícil cara, dá pra fazer com perfeição, mas tem que conhecer muito de partículas no 3ds max. Estes efeitos de Vídeo Post são fracos e limitados, não dá pra fazer isso ai com eles sem usar junto com partículas. Pra poder usar legal o vídeo post vc tem que fazer os efeitos dele separados do resto da cena e compor depois num soft como o after ou o combustion. Ai dá pra colocar atrás do vidro, vc vai renderizar só o efeito sem o vidro, depois só o vidro com fundo alpha e vai colocar em cima na composição. Mas no meu ponto de vista o mais difícil é fazer as partículas saindo da esfera central e indo até a esfera externa formando uma linha tipo raio como mostra na imagem. Eu não sei fazer, tem o operador find target no particle flow, mas as partículas não vão seguir uma linha. Tem o path follow que faz as partículas seguirem a linha, mas ai a linha vai ficar parada. Eu acho que pra fazer certo estes raios tem que escrever script no particle flow, ai já é coisa pra profissional com décadas de 3ds max nas costas.
Mental Ray User
Gutão, muito obrigado por me responder tão rápido, isso mostra que esse e o melhor fórum. Onde todo mundo tenta ajudar um ao outro, no melhor possível. obrigado!
http://albertocardoso.com/
É Cardoso, esse efeito ai é difícil. Eu tentaria fazer com planes e mapas de opacidade. No PhotoShop é fácil fazer a imagem de um raio. Se fizer várias e colocar em sequência de animação, vai criar o raio animado. Se colocar um Plane no lugar de cada raio e aplicar um material com o raio feito no photoshop e a máscara no opacity pra recortar, vai aparecer o raio animado já com o brilho e pode ficar atrás de vidros. Dai anima uma esfera seguindo a ponta de cada um e aplica um glow vermelho. Não é a melhor opção, mas no meu modo de ver é o mais simples. Pra fazer com geometria 3D ou partículas precisa de plug-ins ou escrever scripts como o gutão disse. Tem o plug-in Lightining da Digimation que faz o raio entre dois objetos, dai era só aplicar o glow. E tem o plug-in Ghost Trails da ByteGeist que faz o rastro das partículas e dá pra criar estes raios. Ou então o mega poderoso Thinking Particles.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 741

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.