Numero de lados de um poligono!!!

Por: Panthro  

Em: 23/06/2008 00:32

Eu vejo em variouss tutos q naum c pode deixar poligonos com 3 lados ou mais d 4, neh!? Mas c o poligomo tem 3 lados ele naum eh automaticamente visto pelo software como uma face?Quem puder me dar uma boa explicação, eu agradeço! Ah e alguem sabe tambem m dizer aonde posso aprender sobre edge-loop? valeu
Ai Panthro, adorei seu avatar, adorava Thundercats :) Então meu, pra não ter deformação indesejada na malha que a gente tenta deixar sempre com 4 lados, as vezes não dá e fica com 3 lados, mas com 5 lados nunca pode ficar, dá problema. No final da modelagem vc tem que colocar o turbo smooth pra subdividir a malha e suavizar o modelo, é nessa subdivisão que dá problema na malha se estiver com polígonos com 5 lados. Testa num plane ou num box que vc vai perceber. Deixa com faces quadradas e coloca o turbo smooth, vai subdividir certo. Ai colapsa alguns vértices pra criar faces triangulares e coloca o turbo smooth de novo. Olha o desenha na manha como fica onde tinha o triângulo, deforma o desenho e deforma a malha se for numa parte curva. Edge loop é fácil, é só vc fazer as linhas de edges dar a volta completa no objeto sem ser quebrada por um polígono no lugar errado ou com quantidade diferente de faces. Se vc selecionar uma Edge, clicar no loop e ela dar a volta completa juntando com a Edge que selecionou primeiro, tá certo. Se fizer isso e não der a volta completa, o Edge Loop está quebrado.
Mental Ray User
boa gutão...e completanto o que o gutão disse...os poligonos de 4 lados são sempre os mais uteis, por exemplo se vc mandar um modelo com algum poligono com 3, 5 ou mais lados para o zbrush por exemplo, ae quando vc adicionar mais subdvisoes na malha, vai ficar um ponta dependendo do que vc for fazer, ae a modelagem pode ficar ruim, e pra gerar mapas e tal pode ficar estranho ou deformar de forma errada!! então o melhor eh sempre modelar em poligonos de 4 lados msm!! que eh a modelagem em poly. normamente os pligonos de 3 lados são mais usados para jogos, msm que vc modele em poly, vc tem que converte-lo em mesh, pois algumas engines, ve um poligono de 4 lados como 2 faces, pois com um de 4 lados vc pode fazer 2 poligonos de 3 lados, e isso conta na hora de colocar em um game pois existe numeros limites de face!!! mais msm sendo de 3 lados os software conta como face sim, no max nao da pra ver mas da pra habilidar ae vc consegue ver pois msm que tenha 4 lados, ele sempre eh 2 poligonos de 3!! espero que tenha ajudade! teh mais cara!! vlw
3D-Artist - vmartinsart.com
Ótimas infos dos amigos!!! O Edge Loop é importante em animação também. Quando vc vai deformar um objeto tem que ter edges nos lugares certos pra fazer estas deformações, ai o edge loop que os amigos explicaram tem que seguir a linha da deformação. Se vai dobrar um cotovelo, por exemplo, tem que ter edges nos lugares certos pra fazer essa deformação.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.