Mercado de Zbrush no Brasil

Por: lawless  

Em: 26/06/2008 08:05

Ae pessoal to pensando em investir uma grana pra especialização em Zbrush também...pra me sentir um profissional mais completo e tals... mas aih vem minha duvida....como ta a real situação dos profissionais de 3d especializados em zbrush aqui no brasil? tem mercado pra esses profissionais???? tem havido um reconhecimento legal nessa parte???? vlw a todos e sucesso
Calma lawless... o pessoal vai responder, mas hoje é quinta-feira e são 09:30, é difícil o pessoal responder durante o horário de trabalho... :D Sobre isso, eu não sou a pessoa mais indicada pra falar do assunto, mas observo que reconhecimento existe sim, só não sei sobre a questão do mercado ($) se ele é recompensador ou não. No Brasil, tudo chega um pouco mais atrasado, portanto, tente observar o "mundo" lá fora, se for bom pra quem é especializado no Z-Brush, com o tempo, aqui também vai ser! ;) Exceto por algumas exceções, geralmente é assim que acontece... Se eu estiver errado, sintam-se à vontade para corrigir. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
isso ae serial, mas completando bom...tenho pouca experiencia mais tenho ideia sobre o assunto!! cara...expecialização só em zbrush eh complicado pq vc fica imuna aos outros softwares, eh sempre bom ter um conhecimento amplo da area que vc quer atuar!!!! cara eu particularmente quero serguir na carreira de games, atualmente ja trabalho com isso, e pretendo crescer mto mais!! usar o zbrush eh ferramente indispensavel, pois modelos high poly exige isso, e o zbrush facilita bastante, pois apos o modelo feito super detalhado, se exporta a malha mais low poly, exporta a textura, e a normal map, ae se coloca isso na engine do game, pra rodar leve e tal!! agora sobre reconhecimento aqui no brasil, cara..eh complicado, o brasil ainda eh "fraco" na area 3d, tem muito o que melhorar e com ctz ainda vai melhorar, existem varias formas de vc engressar nessa area, uma delas eh freelancer, se vc tiver um ingles bacana, vc pode iniciar fazendo freelar pra empresas la de fora, conheço varios caras que fazem isso, da um grana legal, pq lah o preço eh otimo pra uma qualidade boa, aqui no brasil tem empresa de game, e tbm precisam desse tipo de trabalho. Inclusive mto em breve ja sera inaugurado o estudio a ubisoft em sp,, e sera um pequeno avanço pro brasil pois eh um estudio de nome, e se td der certo artistas brasileiros serão reconhecidos la fora (jamandei meu port.heheh), sobre os valores, infelizmente no brasil o salario eh bem abaixo do normal, pois la fora vc recebe 60 mil dolares p ano como inicial saca, isso no brasil daria uns 8 mil reais por mes mais o menos, e eh dificil vc encontrar um artista iniciante recebendo isso p aki!! mas recomendo a especialização cara, pq especialização + curso de linguas = otimos empregos. Mas nao se especialize só em zbrush, procure varios softwares, seja um profissional qualificado e sem medo de desafios pq nao pense que trampar em um estudio grande eh mole, eh correria o tempo td.Inclusive agora eh uma otima epoca pra especialização, pq daki uns 5 a 10 anos o brasil ja estara mais reconhecido, ae com ctz estaremos especializados. Mas particularmente em 10 ano espero estar la fora trampando igual loko! hehhehe!!! bom espero que tenha ajudado, se eu falado algo errado ficam avontade pra corrigir!! abs.
3D-Artist - vmartinsart.com
vlw mesmo pela ajud caras...é o seguinte vo contar um poko do pq desse topico acontece q eu sou formado em design digital e tava partindo pra area de web...mas o mercado poluiu de uma maneira tão zoada q eu desencanei broxei totalmente dele e resolvi sair...fiquei um tempo perdido meio q sem rumo por causa disso passei 4 anos na facul e de nada tava servindo...tenho uma noção boa em 3ds max e resolvi fazer uma ultima tentativa de me manter nessa area partindo para o 3D q eh onde eu acho q a pessoa tem q ser mais especifica e eh uma area onde nao esta totalmente zoada ainda...acredito q ainda tenha boas pessoas procurando bons profissionais em 3D e a area parece q ta crescendo eu pensei no Zbrush pra combinar com modelagem em 3ds max oq acham? isso que vc falou sobre freelas para o exterior eh muito interessante nunca havia pensado nisso pois esse ainda nao eh o mercado q eu atinjo e to pretendendo entrar agora... zbrush eu acho muito foda e ralmente vai ser mto utilizado no mundo todo...eu queria saber mesmo como andava o mercado brasileiro em relação a ele oq vcs ja deram uma boa noção pra mim nessa questao... agora assim....atualmente hj aqui no brasil em quais setores estão utilizando com mais intensidade o zbrush? ou qual setor tende a fazer mais uso do zbrush aki dentro?
No Brasil não existe isso de especialização em uma parte do processo. O Z-Brush só faz uma parte do trabalho, que é a escultura digital ou o detalhamento do modelo 3D. Um profissional de 3D no Brasil tem que saber modelar, esculpir, detalhar, texturizar, mapear, criar materiais, iluminar, renderizar e animar. Até no exterior é assim, só em cinema que cada um faz uma parte, ai tem só o modelador lowpoly, tem só o cara que esculpe no Z-Brush, só o cara que prepara as texturas, só o cara que ilumina, só o cara que anima, só o cara que anima personagens e por ai vai. Aqui pra arrumar emprego nessa área tem que saber todas as etapas porque vai fazer todas sozinho.
exatamente magster....se vc quiser arrumar algo aki no brasil cara...o melhor e vc eh aprende um poko de cada coisa que vc quer usar na sua area!! se vc quer ser modelador que eh meu caso...vc estuda zbrsh, 3dsmax(ou qq outro software) isso eh so pra modelar msm, mais se vc quiser encrementar seu curriculo, vc estuda tbm um photoshop, o painter, pra vc fazer texturas, pq cara essa area eh muito ampla, vc nao consegue ser uma coisa só pq o money, eh bem pouco entende!!! se vc for trabalhar la fora, aí sim, eh como o magter falou, tem um cara pra cada coisa e tal!! mas no brasil, ae nao róla msm!!! então o melhor a fazer eh o seguinte, tenha fóco no que vc quer se dedique ao maximo, faça trabalhos bacanas, monte portifolio, e sai mandando cara!!! vc consegue com ctz! sempre tem mercado inclusive pra freelas!!! que hj em dia eh algo mto bem explorado.
3D-Artist - vmartinsart.com
O ZBrush, como o Mudbox e o RealFlow são softwares de auxílio. Se souber utilizar ele será uma boa.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 324

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.