isso ae serial, mas completando bom...tenho pouca experiencia mais tenho ideia sobre o assunto!! cara...expecialização só em zbrush eh complicado pq vc fica imuna aos outros softwares, eh sempre bom ter um conhecimento amplo da area que vc quer atuar!!!! cara eu particularmente quero serguir na carreira de games, atualmente ja trabalho com isso, e pretendo crescer mto mais!! usar o zbrush eh ferramente indispensavel, pois modelos high poly exige isso, e o zbrush facilita bastante, pois apos o modelo feito super detalhado, se exporta a malha mais low poly, exporta a textura, e a normal map, ae se coloca isso na engine do game, pra rodar leve e tal!! agora sobre reconhecimento aqui no brasil, cara..eh complicado, o brasil ainda eh "fraco" na area 3d, tem muito o que melhorar e com ctz ainda vai melhorar, existem varias formas de vc engressar nessa area, uma delas eh freelancer, se vc tiver um ingles bacana, vc pode iniciar fazendo freelar pra empresas la de fora, conheço varios caras que fazem isso, da um grana legal, pq lah o preço eh otimo pra uma qualidade boa, aqui no brasil tem empresa de game, e tbm precisam desse tipo de trabalho. Inclusive mto em breve ja sera inaugurado o estudio a ubisoft em sp,, e sera um pequeno avanço pro brasil pois eh um estudio de nome, e se td der certo artistas brasileiros serão reconhecidos la fora (jamandei meu port.heheh), sobre os valores, infelizmente no brasil o salario eh bem abaixo do normal, pois la fora vc recebe 60 mil dolares p ano como inicial saca, isso no brasil daria uns 8 mil reais por mes mais o menos, e eh dificil vc encontrar um artista iniciante recebendo isso p aki!! mas recomendo a especialização cara, pq especialização + curso de linguas = otimos empregos. Mas nao se especialize só em zbrush, procure varios softwares, seja um profissional qualificado e sem medo de desafios pq nao pense que trampar em um estudio grande eh mole, eh correria o tempo td.Inclusive agora eh uma otima epoca pra especialização, pq daki uns 5 a 10 anos o brasil ja estara mais reconhecido, ae com ctz estaremos especializados. Mas particularmente em 10 ano espero estar la fora trampando igual loko! hehhehe!!! bom espero que tenha ajudado, se eu falado algo errado ficam avontade pra corrigir!! abs.
3D-Artist - vmartinsart.com