Ajuda com tutorial - criar efeito chroma.

Por: criacaoi7  

Em: 22/07/2008 11:55

Bom dia. Estou seguinte este tutorial do CGArena para criar um efeito de chroma, mas não consegui criar a parte aonde o site ensina a criar uma Target Area, veja a imagem anexo. Gostaria de saber em detalhes como reproduzir isso... alguém poderia me ensinar... Este é o link do tutorial, http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/illumination/index3.html
Júnior
Mas qual é o problema cara, explica qual é o problema que fica mais fácil de ajudar. Essa luz que vc tá usando é a Target Area, é uma luz Photometric, só funciona legal se estiver na escala certa. As luzes Photometrics ficam na lista do painel Creat>Lights. Vem com as Standard, ai vc clica na listinha que aparece as Photometrics, a Target Area está lá dentro.
Magster eu não compreendi o tuto, tipo eu crio uma Target Area e depois insiro uma plane na frente, um box na frente da luz... não compreendi esse processo.
Júnior
Ai criacaoi7, essa técnica de criar o plane branco é atrás da luz, não na frente. Porque a luz só emite luz, não tem a área clara que gera a iluminação e reflete no objeto. Ai que a gente cria esse plane com material auto-iluminado atrás da luz e do mesmo tamanho dela pra refletir no objeto. Ele que vai criar aqueles reflexos bancos da luz no cromado do objeto.
Se vc usar a luz MR Area Spot, ela tem uma opção de mostrar o ícone no render, ai não precisa fazer esse plane branco atrás ;)
Mental Ray User
Gutão tentei usar a luz MR Area Spot ativando a opção de mostrar o ícone no render mas nao deu um resultado positivo. Segui ao máximo o tuto, mas não consegui o chroma legal, veja na imagem que dentro das letras o chroma parece funcionar, mas na frente não... A textura que estou usando é um preto com reflection raytrace 100. Como consigo um reflexo mais próximo como está no tuto? Estou postando essas imagens para entenderem melhor. A plane (linha azul) que está atrás da luz usa uma textura branca. Se puderem ajudar agradeço. Obrigado. Jr.
Júnior
qual versão do max vc tem? Faz o plane do tamanho da luz target area, usa o align para alinhar o plane com a luz... Depois seleciona o plane e linca com a luz... Deste jeito o plane acompanha a luz...
Vc já testou colocar uma esfera nessa cena pra ver se fica boa? Porque eu acho que o seu problema é estar usando um objeto com faces planas. O reflexo é diferente e não fica tão bom como em objetos curvos. Esse reflexo preto ai é porque tá refletindo o fundo preto do max. coloca uma imagem hdri no environment que fica 10. aqui tem imagens hdri pra baixar: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232
gado estou usando o max 7 Magster segui seu conselho, agradecendo tb ao gago e inseri uma esfera ao invés da plane pra dar o reflexo. Coloquei a esfera atrás da luz. Usei uma imagem hdri no envirornment e tb estou usando hdri na esfera atrás da luz... Veja o resultado na imagem... fiz vários testes e acho que estou conseguindo bons resultados. Preciso tentar regular melhor o vermelho do número 2, achei ele meio apagado. Outra coisa... desabilitei o reflect em propriedades do cenário. A dificuldade que encontrei foi em visualizar o logo de outros ângulos, veja que quando mecho no ângulo da câmera muda muito o chroma do logo... teria como amenizar isso... NA TIRA O ÚLTIMO LOGO É O ÚLTIMO RESULTADO QUE CONSEGUI. Valeu pelas dicas, tem ajudado muito... Obrigado.
Júnior
criacaoi7, se vc colocar uma esfera em volta da cena, não adianta nada colocar a imagem HDRI no environment. O environment só aparece quando não está refletindo objeto nenhum. O reflexo vai mudar mesmo conforme virar a câmera, porque em cada ângulo ele é diferente. Mas pra ficar melhor vc tem que colocar só a imagem no environment, tira este piso e renderiza só com a imagem HDRI no environment, ai ela vai refletir de todos os lados no objeto. Usa uma imagem boa e configura certo pra ficar panorâmica, tem que colocar spherical environment no coordinates pra ficar certo. Depois se quiser o piso também, renderiza separado e coloca em composição. Vídeo sempre depende de composição.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 811

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.