Render de explosões muito lento

Por: ordjonikidze  

Em: 24/07/2008 12:59

Prezados amigos do tresd1, Baixei o plugin rayfire para fazer uns testes, e depois de criar uma série de explosões mandei renderizar, e antes de começar a quebradeira o render foi bem rápido, mas quando ela começa fica muito lento, demorando mais de uma hora para um quadro de 640x480. O que acho estranho é que ele demora não só na parte onde os efeitos ocorrem mas também nas partes onde só há planos e nada acontece (tipo o piso). Uso o mental ray e o único efeito que emprego é o de fast motion blur (não estou usando blur all e os objetos parados foram desabilitados). Não uso GI, FG, displacement, antialiasing pesado nem nada de especial, só duas omnis para iluminar. Configurei uns promaterials e arch&design para usar na cena. Estou fazendo algo de errado ou é isso mesmo?
ixi amigo nunca usei esse plugin ... para fazer isso usava o p-bomb mesmo ... mais nao sei ... tipo se vc encurtasse a quantidade de frame das explosoes nao dah certo ? ... vlw abs
Na verdade a minha preocupação não é o produto final, já que é só um teste, mas aprender a otimizar o tempo de render. []'s
ordjonikidze, um efeito super pesado no render é o Motion Blur, porque tem que calcular o objeto várias vezes no mesmo frame. DOF é outro efeito que eleva muito o tempo de render, tanto que quando dá ele é feito em composição. O Motion Blur do Mental Ray é o melhor que existe, nenhum outro render faz um Motion Blur tão perfeito, mas é demorado. O Fast Motion Blur é mais rápido, mas depende das configurações, porque ele otimiza o Motion Blur real. Fora a opção de só ligar o efeito nos objetos que precisa e desabilitar os outros, tem que ver quantos samples per pixel está usando no shading e no efeito. Mas existem outras formas de fazer Motion Blur que normalmente é mais rápido, apesar de não ser tão perfeito quanto o motion blur físico do Mental Ray. Na câmera do Max tem um efeito muito bom de Motion Blur que o Mental Ray aceita. Desliga o Motion Blur do Mental Ray e liga o da câmera do Max. O render será feito em multi-pass, mas será mais rápido. E tem até como fazer o Motion Blur na pós produção gerando Motion Vectors no Mental Ray ou salvando em RPF para trabalhar com o 3D Post do Combustion. Ai fica super rápido, mas a qualidade do Motion Blur é bem inferior em alguns casos, no seu caso não ficaria bom.
Doutor Ego
Andei dando uma estudada na cena, e o que trava mesmo são os 900 fragmentos, mesmo sem motion blur, e enquanto eles estão paradadinhos não tem problema, mas quando eles começam a voar o render vai de poucos minutos para muitas horas (e estamos falando de 640x480). E basta eu estonder eles que volta a ficar rápido de novo. Parece muito, mas a cena tem 100.000 vértices, ja renderizei cena com muito mais coisa e não travava desse jeito... e o que eu acho bizarro é que mesmo excluindo os fragmentos de gerar/receber reflexão-refração e gerar e receber sombras, continua demorando muito mesmo para áreas não afetadas por ele, como o piso e a parede no canto direito!
Se fica lento mesmo sem efeito nenhum de render, o problema não é a quantidade de mesh da cena, isso não influencia tanto assim, o problema é o tempo que leva para calcular as partículas, precisa de muito computador pra calcular partículas e simulações físicas em tempo real. Vê o tempo que fica preparando o render, deve ser a maior parte do tempo, porque o PC está calculando a posição de cada partícula. Se vc diminuir o número de partículas, fica mais rápido mesmo que triplique a quantidade de faces na cena.
Mental Ray User
Oi gente, obrigado pela colaboração, Não, não fica muito tempo preparando o render não, o plugin calcula automaticamente essa geometria, fragmentando e explodindo a parede, já calculando a posição em cada frame usando o reactor, e esses pedaços são mesh, e se eu der hide neles o render fica rápido. O que demora é o render mesmo, e o que eu acho estranho é que quando os fragmentos estão presentes ele gasta muito tempo até para renderizar os buckets sem efeito, como a parede vermelha ou o alto do poste.
ordjonikidze, não dá pra fazer isso sem partículas, só os pedaços maiores são Reactor, os estilhaços são feitos com partículas. O plug-in está fazendo isso pra vc e vc nem percebeu. Partículas são demoradas mesmo no render e se vc reparar, o tempo vai subindo conforme aumenta o número de partículas na cena.
Mental Ray User
Sim, mas como é só um teste e queria descobrir porque esta demorando muito, eliminei os efeitos de fumaça e também as partículas. Acredite se quiser, os estilhaços da parede são poly... olha só o wire de um detalhe. Dá para ver os fragmentos que não explodiram, pois estão juntos, e os que vão se explodindo no seu frame determinado.
Então cara, olha quantos pedaços o programa está tendo que calcular. Isso ai já está calculado ou ele calcula na hora do render? Alguma hora ele vai ter que calcular estes pedaços e vai demorar para fazer isso.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 711

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.