Bones e Dummy

Por: antonio gonçalves sobreir  

Em: 24/07/2008 14:01

Olá pessoal, quando eu crio meu esqueleto com bones, IK, aplico os controladores para ajustar a limitações do movimento, etc, deixo tudo bonitinho .Ai após lincar os bones ao dummy corespondente, o bone muda de eixo e os controladores se alteram , ai tenho que começar a ageitar tudo de novo, ajustar os contoladores se torna um problema. Alguem pode me dizer onde é que eu estou errando? Agradeço a gentileza daqele ou daqueles que puderem me dar uma forcinha deste ponto. Obrigado , e um abraço a todos.
ixi amigo ai eh dificil ... aki no 3d1 tem uns tuto maneiro de bones ... tipo se vc seguir eles direitinho vai dar tudo certo ... mais quanto ao seu problema teria que estar vendo o seu arquivo para ver onde vc errou ... vc falando assim fika um poko dificil de descobrir ... vlw abs
cara eh o seguinte!! quando vc aplica o IK ou HI ou qq outra coisa, vc nao pode mexer nos bones mais saca!!!! primeiro vc tem que fazer td, como criar os bones, linca-los nos devidos lugares e tal, só depois que vc vai adicionando os IK. ja aconteceu isso comigo e essa foi a unica forma que encontrei de resolver!
3D-Artist - vmartinsart.com
Depende do alinhamento do pivot do dummy com o do solver que está lincando. Mudar o bone de posição é normal e não estraga nada na estrutura se ela foi bem feita. É só mover essa parte do esqueleto para o lugar certo de novo que vai funcionar direito. Ele move as peças para alinhar tudo como deve ser.
Doutor Ego
valeu galera vou tentar seguir as dicas, muito obrigado. Entao o melhor é criar os bones, linca-los aos dummy, ajustar os controles e so depois crias os IK???
O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.
Eu acho que é normal o bone se mover depois do link, é só voltar pro lugar certo que fica normal. Como que vai lincar o Dummy antes do Solver se o Dummy é lincado no Solver?
Doutor Ego
Olá, galera! Muitas vezes quando se linka os bones a um dummie pode ocorrer deles rotacionarem, mas isso se controla através do Swivel Angle. Seleciona o IK correpondente ao bone e ajusta esse valor que o bone volta ao lugar!
Muito bem lembrado Edson, dependendo da posição dos bones e da vista que cria o solver, o swivel angle fica numa posição diferente e gira a cadeira de bones ;)
Mental Ray User
ai Edson.. eu passei por isso naquele persongem q te pedi uma ajuda.. é o seguinte.. quando eu linkei o dummy com os bones do pescoço e dos braços... os bones dos braços ficaram destorcidos.. ai fui nessa opção ai.. e voltou ao normal.. só que quando eu movia.. eles distociam... ai não entendi mais nada!!... se puder me ajudar... ficarei grato
www.nhuks.com.br
Algumas dicas pra facilitar o RIG Antes de tudo crie os bones preferencialmente pela vista de topo para manter o Pivot com o direcionamento correto.. se nao puder pode usdar as outras vistas mas verifique sempre o pivot Antes de colocar os Ik's link as hierarquias de bones.. pois senao acontece exatemente isso que vc esta passando .. os bones perdem o direcionamento. Nunca espelhe um bone usando o mirror de objetos.. opte sempre pelo mirror do bones tools (ele é feito especialmente pra isso) normalmente eu gosto de dar um freeze transform em todos os bones para criar um novo position XYZ. esse novo XYZ tem a posiçao relativa ao proprio bone e nao ao world isso facilita mto quando vc for usar expressions ou scripts mantenha tudo alinhado com align tool (Alt+A) deixe seus bones simetricos.. assim no final do skin vc pode usar o mirror do skin sem nenhuma surpresa chata

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 669

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.