Olá pessoas!!!!
Quero saber como vocês resolveriam o problema de "degrais" que surgem no displace.
Isso é usual em duas situaçõe que ocorrem ao mesmo tempo: quando se aplica displace em malhas muito poligonadas e quando o mapa é feito a partir de "algo preciso, com um desnível gradual e contínuo".
Eu sei, parece ser uma situação meio específica demais, mas apesar de eu já conhecer esse "problema" já a algum tempo, chegou uma situação em que preciso trabalhar nessas duas circunstâncias.
Também testes antigos que fiz mostram que a causa mais provável desse problema seja a "limitada quantidade de tons que o computador pode guardar em uma imagem". No caso, os programas costumam dar um controle ao artista de 256 tons de cinza, o que se torna insuficiente, causando o problema dos degraus.
O que eu gostaria seria uma de duas soluções que poderiam resolver esse problema:
1 - Opção do programa 3d em específico: seria uma forma de o 3ds max ou o ZBrush (onde eu apliquei o displace) criar uma "falsa graduação" entre um tom de cinza e outro. Por exemplo, um degrau é causado pela diferença entre o tom de cinza rgb 212 212 212 e rgb 213 213 213. Ele pode ser amenizado se o programa criar um desnível em intensidades intermediárias entre esses tons de cinza.
2 - Recurso do programa de edição de imagem: nesse caso, seria uma forma criar uma imagem que possa guardar uma quantidade expressivamente maior de 256 tons de cinza. Parece que o 3ds max e o ZBrush são capazes de ler esse tipo de imagem, pois já li algo relativo no help de ambos.
Eu sei que aplicar um relax iria amenizar esse problema dos degraus, mas a princício quero deixar em último caso, já que se eu pulasse logo para esse passo eu iria deixar de aprender, e também iria arredondar a ligação entre duas regiões planas que o meu mapa de displace simula, o que eu quero evitar ao máximo.
Se este problema parecer estranho para as pessoas, eu posso mandar meu mapa displace para vocês testarem. Não importa se você usa o brush displace do ZBrush, o displace tradicional do max ou o displace do Mental Ray, nesses três casos vocês verão os degraus. Basta apenas que o objeto em que forem testar seja bastante poligonado.
E então? Saberiam apontar uma dessas duas soluções? Ou devo desencanar?
Abração! Espero que este post ñ seja mto cabeludo para vocês!