duvida sobre modelação basica

Por: elder_gil  

Em: 29/07/2008 13:20

Boa tarde a Todos! sou iniciante no 3dmax, mas to lendo bastante, e seguindo muitos tutoriais, trabalho com design grafico a muito tempo ( photoshop, corel draw, illustrator ) a algum tempo comecei a usar o solidworks no meu novo emprego, para desenhar canecas, canecos pires etc. foi tranquilo pois quando era mais novo ja tinha feito curso de mechanichal. enfim, estou trabalhando razoavelmente bem no solidworks, mas como ele é um programa muito tecnico, para engenheiros, e nao é o que eu uso e preciso. estou migrando para o 3dmax, e estou com uma duvida. quando eu desenho um cilindro no solidworks por exemplo. eu seleciono a face, ou entao caminho e aplico um famoso e velho "filet" para arredondar os cantos. ( segue exemplo na imagem ) no 3dmax, já vi varias maneiras de se trabalhar para modeloar xicaras, vasos, canecos... mas nenhuma me da a liberdade e precisao que ainda tenho no solid. vejam bem nao to malhando o 3dmax, longe de mim. eu conheço o que ele é capaz de fazer... e to gostando muito do software, mesmo nao sendo muito minha area ( que é mais a confecçao de carzes, outdoors, banners, websites, etc ) mas para essa duvida nao achei uma boa soluçao ainda. so expliquei a ideia no solid porque é o que uso profissionalmente ( por enquanto )
Seja muito bem vindo elder gil. tenho certeza que vai gostar muito do site e do forum. Eu sou novato tambem, por isso posso dar poucas dicas: 1. Use o modificador Lathe para fazer isso aí. É um modificador que gera um sólido através da revolução de um spline. Dá uma olhada nos tuorial de Lathe aqui do 3d1 que tenho certeza que vai entender rapidinho. 2. Se quiser trabalhar na modelo já pºronto, pode converter para editble poly (se já não o fez). Para arrendondar, tem que ter uma edge lá no meio (entre os dois círculos). Selecione essa edge, "pexe para cima" (vai ficar pontudo). com essa edge seleconata, use o fillet, o mesmo comenado que vc está acostumado. espero ter ajudado
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
eu acho que me enganei, no editable poly não é fillet, é chamfer
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
entao amigo vou dizer o q eu faço eu dou varias vezes o chanfer para arredondar a parada ou uso o smooth depende do que eu to querendo ... vlw abs
Ola elder_gil, tudo bom? Seja Bem-Vindo e faça bom proveito do site. Bom, sobre tua pergunta, ha várias maneiras de se fazer uma caneca ou copo, o Solidworks como vc ja disse é um programa mais tecnico, por isso ele eh mais facil, o 3Dmax eh um programa mais artistico, entao para fazer simples objetos as vezes vc vai ralar mais do q em outros... - Uma das opçoes como nosso amigo Azazel ja comentou eh usando a ferramenta Lathe, para isso vc deve criar uma Line, fazer o desenho em perspectiva do copo e dps ir em Create/Compound Objects/Lathe, aqui no site na seção Tutoriais vc encontra como modelar isso - Outro modo de fazer q particularmente eh o mais facil eh com modelagem poligonal, vc pode pegar um Cylinder....apertaro botao direito com o objeto selecionado e clicar em Convert To: Editable Poly, ali vc vai pegar o Polygon e excluir a tampa, seleciona Edges da base e utilize a ferramente Chamfer, use o Vertex com o Scale selecionado para afinar ou engordar a caneca ou copo, ou ate msm vazos! dps tisso feito use o modificador Turbosmooth para suavizar a malha, no site tbm ha varios tutoriais sobre isso... Espero q aproveite e usofrua bem do site e do forum, nunca se esquecendo das regras vitais do mesmo.. grande abraço e bons estudos!!
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Bem vindo aqui Elder. A forma de modelar no Max é completamente diferente do SolidWorks e de qualquer outro programa de CAD baseado em Nurbs. No Max vc modelar em polígonos e no SolidWorks vc modela em Nurbs, são duas técnicas muito diferentes. Em programas artísticos como o Max não tem Fillet, não cria superfícies com base em linhas, não faz blend de superfícies, não trabalha com surface classe A, as ferramentas são completamente diferentes. Para fazer esse objeto a melhor forma é desenhar o perfil com uma linha e usar o modificador Lathe. Ai é na linha que vc vai fazer a borda arredondada para revolucionar com o Lathe e criar o objeto cilindrico. Mas e se fosse um Box? Ai teria que editar as Edges nas bordas fazendo um chanfro e depois aplicar o turbo smooth pra suavizar e arredondar os cantos, é assim que modela em Poly. Mas tem um plug-in para o Max que adiciona ferramentas Nurbs e ai dá pra modelar parecido com o SolidWorks. O plug-in chama Power Nurbs e tem um tut dele aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=33524
Doutor Ego
marcola, vou ver o tuto e baixar o plugin... muito grato pelas dicas eddie, vou tentar da sua maneira ai tbm... hallowenharvey e Azazel as dicas ai ajudaram muito, logo vou postar uma cena que estou desenvolvendo, e também mando alguns projetos dos canecos para voces criticarem ae. galera valeu mesmo!
Elder, vê esse tuto que vc vai entender como funciona a modelagem por polígonos e como arredondar cantos: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 Tem esse básico também: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22738

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 701

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.