dúvida com Track

Por: laffranchi  

Em: 02/08/2008 14:45

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de saber como eu poderia fazer para trackear meu rosto para colocar uma cena 3d nele...já tentei com o Boujou mas parece que ele não é para isso. Então se alguém souber de algo e puder me dizer ficarei muito grato! Abraços
cara...vamos lah: Tem algumas maneiras de fazer isso, a mais facil eh vc fazer o tracking do rosto (pode ser com qualquer tracker) como se tivesse trackeando um movimento de camera e nao como se fosse um rosto ok ? Bom, antes de mais nada eh importantissimo ter pontos de tracking no que sera trackeado, tem sacar bem de tracking pra trackear rosto porque ele se mexe muito rapido (o que dah motion blur atrapalhando o trancking) e pegar os pontos onde tem menos deformção do rosto. Assim, a orelha (onde fica o brinco), na Testa, a parte mais proxima do cabelo, se nao abria a boca pode ser o queixo e o zigomatico ( a maça do rosto). O matchmover eh melhor nessa situação, ele tem suporte pra fazer tracking de uma cena usando mais de ma referencia de video o fotograifa o que ajuda a dar mais precisão ao tracking, o Pixel Farm Track (ou PFtrack) tbm tem assim como o Syntheye tbm. Uma coisa que eh legal tentar fazer eh uma base em 3d lowpoly do que vc quer trackear e importa pra dentro do software que vc quer e usar como base (exporta como obj do seu software de 3d) para fazer o tracking, fica muito bom tbm. Aqui tem um link de dvd de treinamento de tracking http://www.thegnomonworkshop.com/dvds/tdo02.html eh exatamente o que vc quer fazer. vlw !
Cara te agredeço muito pelas dicas! Mas não entendi uma coisa...tipo eu to usando o Boujou 4....mas quando eu tento trackear meu rosto e importo no 3DS max o movimento de camera não bate..mesmo colocando os pontos em regiões que não sofrem muita distorção Tava olhando e achei esse vídeo, olha que coisa maneira! http://www.visualgroove.org/resource/faceoff.html
Eu acho que o Boujou não é bom pra isso. até vi um plug-in essa semana que estão fazendo pra isso, mas não é pro boujou. Olha o link: http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=4617
Doutor Ego
Marcola eu vi o video, essa ferramenta eh pra mocap (motion capture) facial, eh parece ser bom mesmo. laffranchi esse video que vc postou aqui eh perfeito, era exatamente isso que eu tava tentando dizer. Nesse esquema que o cara vez a captação de imagem funciona bem com o boujou (acho athe que foi feito com o boujou), mas tem uma serie de cuidados a serem tomados na hora da captação da imagem. A iluminção tem que ser o mais difusa possivel, nao pode de variação nem na cor nem na intensidade da luz. Nao pode ter comprenção de video, procura usar uma lente com pouca distorção, lentes tipo "olho de peixe" esquece pq eh um pesadale fazer tudo encaixar certinho. Os pontos gerados pelos softwares de tracking (que no max vao como Helper Points) são pra vc pode colocar examatente na posição espacial o elemente que vc quer na cema. Tenta nao mexer no vem do Boujou, tenta mudar sua cena (se possivel eh claro) pra encaixar no que veio do boujou. O max nao gosta de escalar a camera, entao tem que vir no tamanho certo do boujou. Quando tiver de ajeitar a camera , ajeita o grupo que o boujou cria, ele movera todas as partes que fazem parte do tracking e nunca escala a camera e nem o groupo gerado pelo boujou. Se possivel poste aqui pra ver se posso te ajudar, posta o video e o um teste pra ver o que tah dando errado. vlw !
Ai grande Thunndro, eu também gostei desse plugin pro sistema Blade Da Vicon, mas sinceramente achei que era pra ser melhor. É uma ferramenta cara pra cinema e mesmo assim ainda não tem aquela perfeição, vc viu as expressões do modelo 3D, elas não ficam tão realistas quanto a do ator que está sendo capturado. Será que existe algum sistema que faça isso e fique super realista? Já ouvi falar do Face Robot do XSI, é melhor?
Doutor Ego
O face/robot eh um programa pra fazer rig facial, ele eh complicado de usar, alem de carissimo. É o mais completo que vi, tem controle de rugas, musculatura e etc, mas nao eh nada facil de fazer um setup que seja bom. O grande problema de um mocap facial, são as leves nuances que ocorrem quando a musculatura do rosto de mexe, como a gente desde que nasce olha pra um rosto de outra pessoa eh complicadissimo de enganar o cerebro da gente que tá treinado , o nosso cerebro eh sempre levado a ver o que está errado numa imagem, isso vem da epoca que nos caçavamos para sobreviver. A nossa existencia dependia disso , dai entao a dificuldade. Mesmo o beowulf , que tem cenas que vc jura que os atores são reais, o movimento do rosto se perde. Ainda nao temos essa tecnologia totalmente desenvolvida entao acho que vai demorar mais um pouco pra vermos no cinema uma animação facial que fique 100% verossímel. vlw !
Obrigado pela ótima explicação grande Thunndro. Foi o que eu percebi mesmo, ainda falta muito pra conseguirem animar expressões com a mesma realidade que um rosto humano.
Doutor Ego
Olá, Thunndro Eu acho que entendi, mas que complicado de se trackear um rosto né? Não deveria ser tão complicado, mas fazer o que...vou tentar fazer alguns testes assim que sobrar um tempinho! Valeu pelas dicas!! Abraços!
laffranchi auhauahaua eh isso ai, nao eh o "feijão com arroz" não.... Se fosse facinho todo mundo fazia neh. Depois que pega a manha fica mais tranquilo, mas mesmo assim nao eh facil de fazer. Tem muitos aspectos que envolvem uma cena com tracking facial, pra facilitar a vida planeje bem sua cena pra nao ter supresas desagradaveis no final !!!! ehhehe vlw !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 538

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.