Video-post

Por: joaomarciocg  

Em: 04/08/2008 19:11

Olá pessoal, Gostaria de uma ajudinha. To renderizando uma cena e apliquei o glow do video-post em varios objetos para simular efeito de luz; o problema é que quando renderizo a cena, o efeito de iluminação só aparece quando a camera vê pelo menos um pedacinho do objeto, sendo assim eu perco o efeito de iluminação. tá ai a imagem pra ajudar a entender a dúvida. Abraços
João Márcio www.joaomarciocg.blogspot.com
Ai Márcio, isso ai é uma limitação do Video Post, por isso que ninguém renderiza animação completa pelo Video Post, não fica bom e dá defeito nestes casos. Porque o Vídeo Post só reconhece o pixel do objeto, se o pixel não estiver visível ou for mascarado por outro pixel, o efeito não aparece. Testa aplicar um material totalmente transparente neste Box azul, mesmo assim não vai aparecer o efeito de Glow. Só daria certo se fizesse no Mental Ray com Shaders de Glow e Volume sem usar o Video Post. Com o Vídeo Post tem que fazer em partes e compor depois. Primeiro faz só o efeito de Glow e salva com canal Alpha pra composição. Depois renderiza só o Box e salva com canal Alpha pra composição. No After Effects ou no Combustion vc coloca um layer em cima do outro que ai vai dar certo, porque o efeito de Video Post foi renderizado sozinho.
Doutor Ego
Olá Marcola. Obrigado por responder, é , eu acho q vou adotar outros metódos para aplicação de glow e tais , pois o video-post, não tá com nada. Valeu
João Márcio www.joaomarciocg.blogspot.com
marciogomes: complementando a excelente explicação do Marcola não precisa ir muito longe pra aprender a usar os shaders do MR que fazem esse efeito, aqui na 3d1 mesmo temos tutoriais e artigos que explicam a usar esses shaders q criam esses efeitos de luz abraço
veio muda para o glare que ele eh show ... e eh bem mais facil de usar dah uma olhada aki no 3d1 que tem tuto dele ... vlw t+++
Então, o Video Post é legal, só não dá pra querer fazer tudo junto num render só. Mas eu não acho que isso é um problema, porque profissionalmente nunca faz tudo junto, mesmo que desse para fazer. Porque ai tem muito mais controle na pós produção. Se renderizar só o efeito de Glow no objeto com fundo Alpha como eu disse e depois renderizar só o outro objeto, ficará perfeito na composição. Nem com o Shader Glow e com o Shader Glare do Mental Ray vai dar certo se renderizar tudo junto, vai ter que renderizar separado do mesmo jeito, mesmo sem usar o Video Post. Só daria para fazer direto em 3D usando Shaders de Volume. Porque esse efeito do Vídeo Post é uma simulação de efeitos de volume na cena. Se a cena estiver tomada por volume como o do Shader Parti Volume, qualquer objeto com muita iluminação no meio do Volume vai criar o halo luminoso em volta como acontece no Glow do Video Post. Ai daria pra renderizar direto com tudo junto, só que o tempo de render será muito maior.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 549

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.