shader q simule "sujeira"?

Por: panadesmax  

Em: 05/08/2008 12:47

Bom dia a todos da 3D1! Gostaria de saber se há algum shader que simule sujeira no Mental Ray. Se não houver poderiam me dar alguma dica de recurso que possa usar, de preferencia algo procedural. Obrigado!
boa tarde vai no link http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14668 , espero que lhe ajude abraço
Ai cara, é só usar o Shader de Ambient Occlusion, o uso mais básico dele é pra isso. Quando o Shader de Ambient Occlusion é bem simples e limitado, sem todos os recursos de AO, chamam esse Shader de Dirt, porque como não tem todos os recursos de AO não dá pra chamar de AO. Aqui na 3D1 tem um Shader assim pro Mental Ray lá na parte de texturas>shaders mental ray. Mas não precisa dele, porque é um Shader de AO simplificado. No Max já vem um super Shader de AO com todos os recursos que existem pra isso. Se vc criar dois materiais, um limpo e um sujo, vc pega o material Blend e coloca cada material num slot dele. Ai vc coloca o shader de AO no Amount do Blend pra ele fazer a mesclagem. Nas áreas escondidas do objeto vai aparecer o material de sujeira e nas áreas aparentes vai aparecer o material normal.
Mental Ray User
Daniel de Moura, obrigado pelo link será de grande ajuda, mas não era bem isso que eu pretendia para o momento. Gutao, era exatamente isso que eu quis dizer, muito obrigado! Obrigado á todos!
hummm legal ... to precisando disso tmb vlw ...
Essa técnica que o Gutão passou é muito boa pra várias coisas. Tipo fazer material enferrujado, vc mescla o material normal e o material de ferrugem com o Ambient Occlusion. É legal pra fazer objetos de bronze com aquele esverdeado nas partes mais escondidas. É bom pra fazer coisas envelhecidas também, como se passasse betume no objeto. Fuça ai que é 10.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 533

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.