FK/IK blend do ombro

Por: Rush  

Em: 08/08/2008 22:51

Olá comunidade 3d1. Como vão? Olá Honorável André!! A quanto tempo!!! Olha, eu gostaria de saber como faço o rigging de ombro de modo que eu possa comtrolá-lo com Fk e com IK (IK/FK Blend). Alguém conhece algum tutorial? Eu procurei pelo forum mas não achei nada sobre isso :( O que eu quero é: ao mover a mão o ombro tb se mexe (IK), e ao rotacionar o ombro o braço se mexe (FK). Valeus.
Acho que não usa mais isso IK/FK Blend depois que colocaram os solvers no Max, acho que foi no Max 4 ou 5. Ai vc faz o rig com o controlador que quiser e mexe neste controlador para animar o ombro.
Mental Ray User
Obrigado Gutao, Mas vc conhece algum tutorial que ensina um modo de conseguir esse efeito? Ao mover a mão o ombro tb se mexe (IK), e ao rotacionar o ombro o braço se mexe (FK). Vls.
Bom, se usa sim e muito o recurso de Ik/Fk blend.... Olha nesse link http://www.louismarcoux.com/MaxTips.htm são 3 videos. Eh chatinho de fazer mas vale a pena , principalmente se eh um personagem que vai ser re-utilizado varias vezes. vlw !
"thunndro" disse: Bom, se usa sim e muito o recurso de Ik/Fk blend.... Olha nesse link http://www.louismarcoux.com/MaxTips.htm são 3 videos. Eh chatinho de fazer mas vale a pena , principalmente se eh um personagem que vai ser re-utilizado varias vezes. vlw !
ae thunndro legal essa dica... vou baixar esses videos e ve se realmente é legal esse ik/fk do sujeito rs valeu
Eu faço diferente do qu eo Louis Marcoux, ele usa 3 rigs de bones, eu uso 1 soh com bone (o principal) e o resto eu uso point helper, fica menos poluido. Fazendo com bones, tem que arrumar um jeito de sumir e aparecer com os bones (pra ficar profissional) quando mudar o valor do Ik blend. Com helpers vc nao precisa pensar nisso, e o bone no max tem que tomar muito cuidado com a orientação dele porque uma vez linkado um bone com orientação errada em outro puft.... Fim do rig. hehehehehe vlw !
"thunndro" disse: Eu faço diferente do qu eo Louis Marcoux, ele usa 3 rigs de bones, eu uso 1 soh com bone (o principal) e o resto eu uso point helper, fica menos poluido. Fazendo com bones, tem que arrumar um jeito de sumir e aparecer com os bones (pra ficar profissional) quando mudar o valor do Ik blend. Com helpers vc nao precisa pensar nisso, e o bone no max tem que tomar muito cuidado com a orientação dele porque uma vez linkado um bone com orientação errada em outro puft.... Fim do rig. hehehehehe vlw !
thunndro, com essa sua tecnica dá fazer o strechbones junto com o ik/fk blend? pq nessa tecnica do louis eu nao to conseguindo. será que tem como vc dar uma explicaçao um pouco mais detalhada da sua tecnica ou me indicar o nome de algum tutorial de max onde ensine? obrigado
É isso aí, thundro. valeu pela ajuda!! Como Raoni disse, vc não tem um tutorial que ensine essa sua técnica? Parece ser mais prático, né? Vls.
Assim que tiver um tempo faço um video mostrando pra quem quiser usar do meu jeito. Cobrem que eu esqueço ! auhuhauha vlw !
Também sigo uma técnica diferente para o rig dos braços! Evito ao máximo usar IKs! Prefiro usar Shapes como controladores da rotação das partes do mesmo (antebraço, mão...)!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.