Dúvida com Irradiance Map

Por: RAPH  

Em: 13/08/2008 16:11

Então, uma questão que me atormenta e não consigo entender: o funcionamento do min e max rate em irradiance map, já entendi que tem ligação com o numero de passos, mas não consigo ligar isso a resolução. Nem os parametros: Clr thresh, Nrm thresh, Dist thresh eu entendo, mesmo lendo apostilas do curso que fiz na Melies, tutoriais. E o equilibrio que tem que haver entre Hsph subdivs e Interp samples. Bem, eu não aguento mais usar os presets sem entender direito o funcionamento, então peço a ajuda de quem já desvendou. Conto com a ajuda de vcs. Abraço Título editado por Leandro Oliveira. Título original: Quero acabar de uma vez com minha dúvida
RAPH3D
Bom dia Raph, como vai? Então, eu não sou profundo conheçedor o vray...e nem o uso muito, só pra os trabalhos aqui da empresa, mas eu lhe diria de dar uma olhada no site que tém um help do vray. Esse link é bem legal acredito ter a informação de que vc nescessita: http://www.vray.info/ Abraços e poste denovo seus resultado.
Abraços - Fazendeiro digital

KEEP RENDERING

* AGORA - 250Ghz de proscessamento!!!!
Putz, obrigado ludoo, mas eu ja revirei o help, meu ingles não é dos melhores... eu tenho a apostila do curso de vray que eu fiz... mas mesmo assim não entra muito na cabeça como funciona esses parametros... Mas muito obrigado por responder.. abraço
RAPH3D
Clr thresh, Nrm thresh, Dist thresh Esses eu expliquei em um tópico estes dias. O equilibrio entre hsph e interp samples não existe muito.... quanto maior o valor do interp. samples, mais "suave" vai ficar a solução de GI, mas em contrapartida você vai perde pequenos detalhes. Quanto maior o valor do hsph (hemispheric) subdivision, melhor será a solução de GI. Geralmente não é preciso de valores altos, exceto em alguns casos como por exemplo. Você usa muito vraylight mtl para iluminar a cena, quando usa valores altos da VraySky para iluminar interiores ou então quando usa VRayLight com o "store with irr. map" ativado. Por experiência de algum tempo, em stills eu uso valores entre 40 e 80 pra hsph subd. e sempre deixei interp. samples = 20. Pra animação eu subo o hsph. pra 120. A quantidade de prepass funciona assim: 800x600 -3 e 0 para ter a solução de GI "correta", dobrou a resolução, baixa 1 prepass, ou seja, 1600x1200 = -4 -1 e assim por diante. Mas tem um macete bem legal, que é deixar o min rate em -6 e trabalhar só o max rate, quando se deixa o min rate = 6 você está dizendo pro vray usar menos samples em áreas "chapadas" e samplear melhor areas detalhadas, por exemplo, em um canto de sala.... ele vai samplear menos a parede e mais os cantos, onde tem o encontro entre paredes/piso/teto. O meu conselho é que estudem ingles para ter uma base de conhecimento e participem do fórum da Chaos, é uma fonte enorme de informações, tem muita coisa mesmo. Só lembrando que só pode postar se for usuário legal, mas qualquer um pode ler o fórum, basta se registrar.
Ai, ta vendo... consegui o que queria, entendi esses parametros... Meu, muito obrigado mesmo pelas dicas e explicações. Vou dar uma procurada nos Clr thresh, Nrm thresh, Dist thresh Muito grato mesmo....
RAPH3D
Ja achei... e tamb me esclareceu muito, obrigado de novo
RAPH3D
Raph, você pode fazer testes em uma cena com o plugin greeble, pode ser uma cena externa.... um piso, duas paredes e no centro uma esfera, cubo ou torus knot com o greeble, ai você vai mexendo nos parametros pra ver a diferença. Faça testes com os valores aplicados nos presets pra você ver a diferença e sempre deixando o min rate do IR em -6. ;)
hawf, desculpa minha ignorancia, mas pelo que entendi o máximo aceitavel é o min -6? sua dica é min rate = -6 e o max rate? coloco zero? sempre acho que meus cantos não ficam bem definidos, nunca soube o motivo! abrços e obrigado
Portifólio: http://www.xandomonteiro.com.br
"xando" disse: hawf, desculpa minha ignorancia, mas pelo que entendi o máximo aceitavel é o min -6? sua dica é min rate = -6 e o max rate? coloco zero? sempre acho que meus cantos não ficam bem definidos, nunca soube o motivo! abrços e obrigado
Oi Xando, seguindo aquela "tabelinha" que passei acima, mas sempre com -6 pro min rate... -6 0 pra 800x600 -6 -1 pra 1600x1200 -6 -2 pra 3200x2400 Eu nunca usei mais que isso, acho que ai ja começa a perder qualidade, dependendo de como está o tempo de render da cena eu uso -6 e -1 pra resolução alta (3500px).

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 535

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.