tirmey, o que eu ouvi e li em foruns de hardware e soft é exatamente o contrario. o windows 32 nao le e nao gerencia. tando é verdade que eu nao acreditei que desse problemas e instalei aki em casa o windows 32 na marra. e ele nao leu meus 4 gigas e ainda por cima, travava com constancia meus programas qnd estes exigiam mais memoria. Quando eu digo constancia é sempre ( meu windows é original, e eu tinha usado o boot.ini que todo micreiro de barraquinha diz que funciona perfeitamente) Nao funciona.
O fato de ser 64 e 32 influencia diretamente na performance do programa. se vc roda um programa 32 num SO de 64 ele nao tem grandes ganhos de performance.
o windows vista 64 infelizmente é um comilao de memoria. somente o kernnel utiliza 1 giga qse pra rodar.
Eu utilizo atualmente o vista 64 e o xp 64 mas estou tendo muitos problemas de compatibilidade no xp 64 ( meu driver de som nao funciona corretamente, o subwoofer nao rola qnd eu to ouvindo musica,alem disso de vez em quando ele perde performance e fica picotando a musica devagarinho, o quicktime nao rola, e num site que tenha um video de quicktime meu navegador trava da erro e fecha)
No vista nao tenho esses problemas, mas os programas demoram bem mais para abrir ( coisa que me encomoda e muito)
Ainda é incerto o caminho pra qual correr, o fato é que quem ficar no vista vai ter mais suporte, mais atualizaçoes, mesmo que ele continue menos eficiente que o vista
Se nos pararmos pra lembrar do lançamento do XP, ele so foi ficar bom a partir do service pack 1 ( exatamente o que aconteceu no vista) tenho certeza q quando sair o SP2 do vista ele vai ficar melhor ainda, do jeito que o xp é bom pra nos atualmente.
se isso nao acontecer, ou esperamos pelo windows 7 ou mudamos para outro soft que aceite outras plataformas heheheh