Controladores para animação de máquinas

Por: krys.mangini  

Em: 25/08/2008 18:20

Oi gente, Há alguns mesmes postei aqui no forum um trabalho de logomarca em 3D que desenvolvi; que envolvia uma guindaste de construção(aqueles tipo guincho com esteiras/lagartas). http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=32909&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=krys+mangini Agora meu cliente quer uma versão animada do logo e estou muito enrolado, pois ainda sou muito "crú" com rig e controlodores. Então gostaria de pedir a ajuda dos feras aqui do fórum. Se alguém puder me dar um rumo sobre como posso animar esse "trem" eu agradeço muito. O modelo tem uma um guincho enorme e diversos mecanismos que se movimentam juntos para dar equilíbrio o Guindaste quando ele erque algo, meu problema está em como fazer essas coisas trabalharem juntas. Agradeço desde já a ajuda de vocês.
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Ai krys.mangini, tem várias ferramentas no Max para fazer isso, eu acho que a mais fácil é o Reaction Manager, ele foi feito pra simplificar o uso de Expressions e Wire Parameters, que são as formas mais difícies. O Reaction Manager tem algumas limitações e costuma dar problema quando importa o objeto em outra cena. Mas se você não for importar em outra cena, fizer tudo na mesma cena, não vai ter problema e vai ser bem mais fácil. Aqui na 3D1 tem um tut que explica isso e tem até um exemplo de guindaste cheio de controles para download. Olha o link ai: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385
Doutor Ego
Valeu a dica Marcola, vou estudar o tutorial :D Boa semana para vc e mais uma vez obrigado pela força !
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Ola, krys.mangini, para cada animação varia dependendo do roteiro de animação por exemplo os cabos do guindaste não precisam aparecer se movendo se vc não focar a camera muito perto mas vou falar o que eu faria em relação as imagens que vc mandou. 1 - para cabos, usaria lines com alguns segmentos e lincaria o vertices das pontas em cada parte movel do guindaste ou Dummy para ajudar no controle. 2 - para as peças adiciona que prendem os cabos eu usaria um looket constrad para ficar sempre olhano para a outra ponta no cabo. 3- para a animação dos braços posicionaria o ponto de rotação onde ele se dobra e controlaria com dummy( usar o dummy pra animar). 4- tudo lincado num dummy grande que faz o papel da cabine. 5- no caso das esteiras eu fiz uma vez usando peças replicadas independentes numa linha usando o Paph constrange e mundado um pouco a distancia pra que fique uma seguida da outro e a linha que da a volta formando a estrutura da esteira é lincada no dummy principal, ( é bacana que vc pode ate usar um ponto de vertice animado pra dar uma balanço onde fica folgado). obs. para animações mais complexas concordo com o amigo ai em cima e usaria tambem alguns parametros de wire paramiters. espero ter ajudado abraço espero ter ajudado abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 426

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.