meu 2º carro + duvida meshsmooth + porta

Por: rogeriodilima  

Em: 26/08/2008 20:11

Ola Estou colocando aqui a imagem do 2º carro que estou modelando, bom o primeiro foi exatamente este mesmo carro, um passat TS, só que na epoca que modelei eu nem fazia parte aqui do forum e eu nem tenho mais o arquivo ou imagens, por isso estou modelando ele dinovo. mas tenho algumas duvidas 1º - como que eu faço para não arredondar determinadas partes de um modelo quando se apica um meshsmooth? por exemplo na imagem ai da box, eu retirei a parte do centro..e ficou tipo uma janelinhas, digamos que eu queira aplicar um meshsmooth nessa box, mas quero que a janelinha continue do mesmo jeito, como que faz isso? 2º como que eu faço a porta do carro, fica o desenho da porta, pq eu tento faze mas nunca sai direito..
beleza? para não arredondar determinadas partes...voce deve chamfrar a edge do local que pretende que fique reto...com um valor determinado. no caso de cantos vivos...esse valor gira em torno de 0,01 e 0,02. no caso do box..voce pode aplicar um mesmooth classico ou quad output ao inves de nurms. voce escolhe as opçoes no menu subdivision method. para que a porta fique no formato adequado..voce deve chamfrar as quinas dela com o valor que mencionei acima. sei que ta meio vago, mas seria preciso ver as imagens da porta e seus devidos problemas para podermos dar um help melhor.
opa é que eu ainda não cheguei na parte da porta ainda, estou fazendo a frente do carro, não sei se vc reparou, mas na frente do carro na parte inferior não tem duas aberturas ?, ali ja é um problema, ali não pode arredondar tem que ficar tipo um retangulo,
Nessa parte de como controlar o Turbo Smooth pra arredondar ou não, leia estes tuts que vc vai entender bem como funciona. Veja nesta ordem: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22738 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662
Mental Ray User
Ola eu estava continuando o modelagem...ai tava fazendo ums renders pra ve como que ta ficando ai derepente...começou a sair tudo escuro..e eu não acrescentei nenhum tipo de luz...e não ta trocando nem a cor de fundo...alguem sabe oque ta acontecendo?
Será que vc não mudou o valor do gamma no preferences ou ligou pra modificar o gama quando salva a imagem? Se fizer isso sai mais escuro ou mais claro coforme a config
Kra... pra fazer a porta, c sai dando SHIFT+DRAG (SHIFT+arrastar) nas edges, formando "planos" que irão compor a carroceria do carro. www.onnovanbraam.com Nesse site aew explica bem direitinho... o procedimento pra modelar o carro. Ele faz só o capô... mas o modo se aplica a todo o carro. Pra deixar "reto" na hora do meshsmooth, vc tem que selecionar as edges que ficam na curva e dar chanfer. O valor desse chanfer, será de acordo com a curvatura... valores baixos (0,1/0,2), a curva ficará bem mais "reta". Se for aumentando esses valores, a curva irá ficando mais suave. No site que te passei, ele explica tudo isso. Da uma olhada nos tutoriais lah... e tb daqui da 3D1... que vc vai saber o que fazer!
Work hard...
get rich
ola..minha duvida em relação a porta é a seguinte, eu sei ir puxando as edges para ir fornando carroceria do carro, tanto é que tem uma parte do carro ai feita que eu postei, oque eu não sei é isso...faz de conta que eu ja modelei toda a correceria do carro, só que não fiz o '' recorte '' das portas, eu não se é assim..vou desenho a porta puxando os verices...depois seleciono todo o contorno da porta>> dou ou chanfer e depois um extrude negativo.pra afundar.. só que se eu der um meshsmooth...ai vira uma porcaria... agora a outra duvida do meshsmoot...cara eu ja li os tutorias aqui da 3d1...ja fiz um chanfer igual ao citado com os valores 0,1..0,2... e não deu certo....e ja fiz outras tentativas tbm...essa parte do carro, não ta colaborando...
Ai Rogério, vc modela toda a carroceria e deixa Edges fazendo o contorno da porta pra poder selecionar só os polígonos da porta e destacar. Porque é melhor destacar do que fazer um vinco como vc disse, porque ai é ruim de ajustar o turbo smooth, dá pra fazer assim, mas tem que chanfrar todas as quinas deste vinco nas portas, se não o turbo smooth bagunça tudo. Se vc destacar a porta e fazer um estrude das bordas, o turbo smooth não vai bagunçar tudo, é mais fácil. Sobre o valor do chanfro, se vc estiver numa escala muito pequena, não vai dar certo com estes valores, vai ter que usar valores muito menores para dar certo. Se estiver numa escala muito grande, estes valores vão ficar pequenos e tem que usar valores maiores. Tudo no Max depende da escala que estiver fazendo.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 431

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.