final gather map problema

Por: liezao  

Em: 04/09/2008 11:40

Liezao, será que não são os materiais que vc usou na imagem? Nos testes que eu fiz com o MR aparecia estas manchas quando colocava alguns materiais da livraria archtectural. São manchas totalmente pretas e bem serrilhadas, não são estas? Posta uma imagem ai pra mostrar o problema.
V-Ray 1.5 User
soh estou usando arch & design e standard de materiais.. as manchas sao tipo graxa.. e depois de um tempo q esta calculando o final gather ja da pra ver elas no preview... umas coisas pretas..e naum soh manchas prestas, manchas de final gahther desconfigurado sabe tipo bolas? isso naum estava na imagem still antes outros testes q eu fiz.. num pc com 64 com max 64 carrega o mapa pesado de finalgather, o q eu naum estava condeguindo no meu pc de windows 32, e olha q esse q ta com windows 64 eh um pc mais ou menos.. pra galera ficar sabendo ai.. 64 gerencia bem mais memoria.. os 2 tem 1 giga de memoria.. mas soh por ser 64 o outro renderizo o mapa pesado.. mas claro q com manchas... soh oq se meche mancha... as cosas q ficam paradas naum mancha eu fiz um passei virtual e naum mancho,.... agora qualquer coisa em movimento mancha... a cena eh fechada.. naum da pra carregar o fg e dechar render sem calcular...dai vai pra horas de render em cada quadro.. tenho q calcular o fg.. antes de render.. com coisas em movimento naum eh psseio virtual.. o mentalray calcula o fg separado de objetos em movimento neh? pra passeio virtual ja vi q da certo mas pra coisas em movimento naum ta dando.. e pra naum dar flick tem q carregar um monte e renderizar direto.. o vray calcula separado pra naum flicar na confguração q vc achar melhor..pode ser conf leve ateh..mas naum flica.. agora mo mental ray pelo jeito ou se carrega a configuração de render.. ou nuam da pra calcular o final gather de obj em movimento... sendo assim vo voltar pro vray... alguem pode me ajuda ai? pelo jeito o cd da 3d1 naum tem tutorial de calculo de fg pra obj em movimento tem? se tiver eu compro..

[email protected]
12 81477751
Liezao, vc já tentou fazer um teste sobre isso em outra versão do Max? Porque o 2009 não é de confiança, pode ser que vc está perdendo tempo com um problema que é bug do max 2009. Testa em outra pra ver se funciona direito, se não funcionar vc pode ter certeza que tem alguma coisa de errado na cena, se funcionar vc vai saber que é bug do Max 2009
Doutor Ego
pode ser bug

[email protected]
12 81477751
eu naum estou entendendo, no max 9, como eu calculo o final gather naum tem nenhuma opção

[email protected]
12 81477751
Cara, você está calculando o FG junto com o render ou antes? Se está calculando antes nunca vai dar certo, não funciona desse jeito em animação que as coisas se movem. Se é animação que só de câmera se move vc pode calcular o FG antes, se não é só a câmera que está animada, não tem que salvar FG nenhum, tem que ligar o FG sem salvar o mapa e mandar renderizar a animação, é assim que se faz. Em cada frame vai calcular o mapa de FG antes de renderizar e ai não vai aparecer manchas. Salvar mapa de FG é pra quem faz animação de maquete eletrônica!!!!
eh cara, mas o vray salva.. entaum vai ser 1 ano pra renderizar pq eu pensei q calculava como o vray, sendo assim pra naum flicar vai levar 1 hora de render cada quadro.. vo voltar a usar o vray entaum, pq se naum inventaram isso pro MR, o MR se torna muuuuuito pesado e inviavel

[email protected]
12 81477751
eh mas mesmo assim, o AA do vray pesa muito o meu personagem tem cabelo por exemplo dai fica muito mais pesado no vray, no mental ray eu estou fazendo testes aumentando o interpolate pra ver se naum flica tanto , mas ele tira a realidade da cena :-P

[email protected]
12 81477751
Olha Liezão, eu não sei nem o que falar pra você. Você não sabe o que está fazendo, o que está falando, e nada vai dar certo desse jeito. Desde as primeiras postagens o pessoal tá falando que não salva FG e Photon Map quando tudo se move na animação. Se o V-Ray salva é só o seu, porque o de ninguém e nenhum outro render salva!!! Como o render vai saber o quanto os objetos se moveram e vai recalcular o GI da cena se o mapa está salvo? Tem que ser muito cabeçudo pra não perceber isso. O V-Ray e o Mental Ray salvam o mapa de tantos em tantos frames quando só a câmera se move cara, você não sabia disso? O pessoal já falou várias vezes pra vc neste tópico. Se qualquer outro objeto ou luz se mover, tem que calcular o GI e o FG em cada frame. Se você não sabe nem isso, a melhor coisa é parar de fazer o que está fazendo, ir estudar e depois tentar de novo. Porque além de não dar certo vc vai perder o maior tempo que poderia usar pra estudar e aprender a fazer. Mesmo o pessoal cansando de falar que tem que calcular em cada frame vc insiste em gravar os mapas antes de tantos em tantos frames. Então, não tem mais o que fazer, tem que deixar vc batendo cabeça ai. Logo vc vai voltar aqui e falar mal do Mental Ray e do V-Ray porque eles não animam com qualidade, quer apostar? Porque isso é coisa de cabeçudo. Tira o Save do FG e do GI e manda renderizar que fica 100%. Se vai demorar, compra mais máquina, pra trabalhar com animação tem que ter equipamento. Animação é demorado mesmo pra renderizar, porque se fosse fácil todo mundo fazia.
Mental Ray User
obrigado pela sua educação e pelo "cabeçudo" ..se vc naum sabe o novo vray salva ou pelomenos promete q salva o irradiance de objetos em movimento, a minha duvida era sobre o mentalray.. e outra coisa vc escreve um post pra me xingar? espero q os moderadores vejam isso, um grande profissional vc! eu naum estou insistindo em calcular o mapa fg , ta meu amigo... espero mais educação nas proximas postagens hj estou tranquilo trabalhando com o q eu quero graças as ajudas aqui do forum, agora, vc com isso naum me deu ajuda nenhuma, logo, seria melhor nem ter perdido seu tempo escrevendo isso.. "Porque isso é coisa de cabeçudo."? da uma procurada nos meus posts e ve o q o cabeçudo aqui faz ta? antes sair falando besteiras

[email protected]
12 81477751

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 500

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.