final gather map problema

Por: liezao  

Em: 04/09/2008 11:40

eu coloquei o final gather map pra calcular, minha animação tem 1000 frames, ateh o frame 400 o arquivo .fgm fico com 300 mega e deu erro de memoria enquanto estava calculando e fecho no quadro 400, dai eu tetei carregar o mesmo arquivo . fgm e renderizar ateh o quadro q foi calculado mas da erro de memoria e fecha o max.. naum exite alguma forma mais leve de calcular o final gather map? sei la a cada 20 quadros? ou eu vo ter q calcular de 10 em 10 por exemplo e mandar renderizar esses 10.. pq parece q o arquivo vai ficando tao pesado q o max naum suporta na ora de mandar renderizar... preciso de ajuda rapido!

[email protected]
12 81477751
Vc pode calcular de tantos em tantos frames se a animação for só da câmera. Igual animação de maquete. Não é boa idéia calcular tantos frames no FG de uma vez só, vai pesar sem precisar. Se for renderizar em rede vai ser pior ainda passar arquivo de 300 MB pela rede. Vai demorar mais pra passar o arquivo de FG do que pra renderizar o frame. Só que parece que o Max 2009 tem um problema com animação de ir enchendo a RAM até travar. As outras versões não acontece isso, o Max 2009 é muito bugado. Muda pra BSP 2 que ajuda a esvaziar a memória
a animação eh normal com personagens em movimento e tal, mas eu to precisando calcular e tem mais de mil frames e ta flicando, se eu calculo a cada 100 quadors da errado tb, oq eh bsp 2?

[email protected]
12 81477751
nossa eu naum estou conseguindo calcular intervalos de frames tipo de 10 em 10 , o render fica cheio de manchas.. tipo assim,, eu calculo os 10 primeiros, mando renderizar , dai deleto o mapa .fmg e calculo os proximos 10 , mas dai eles ficam manchados!!!! to usando o max 2009 alguem sabe uma forma q eu possa calcular o final gather sem dar esssas manchas q antes naum tinhas no render normal?

[email protected]
12 81477751
ola liezão gostaria de ajudar nessa... mas não manjo muito disso..... regras do forum Como ser ajudado rapidamente. c. Use um título que dê idéia do conteúdo da mensagem, para atrair quem conhece sobre o que você está perguntando. Jamais poste mensagens com títulos como: "Ajudem-me !!!" "Pelo amor de Deus!!!” “Estou desesperado!!!" "Socorro!!!" "Help!!!" "Urgente!!!" ou títulos com <<<< >>>> **** ****
Ai liezao se liga nas regras, o pessoal sempre ajuda rapido nãp recisa disso. Ja tive problemas assim tambem, na epoca minha maquina era bem fraca e da pau a cada 100 ou 150 frames e minha animação tinha 3000 frames, foi quase 3 semanas renderizando. Eu naõ sei se tenh outra forma de salvar o map de FG, eu criava um novo a cada vez que dava pau. Vai ficando muito grande o arquivo e o sistema não consegue gerenciar a memoria, quanto as manchas precisa quase o dobro de qualidade de uma cena estatica, esperiementa aumentar o samples e density e diminuir o raio do Fg. Mais uma coisa por favor não vai dizer que voce esta tentando salvar direto em video? Se estivar fica realmente impossivel, precisa salvar sequencia de imagem e montar em um editor. Abraços
Ae liezao, a minha dica então é pra vc comprar o curso de Mental Ray que tem aqui no site, porque vc tá perdidão nele e procedendo errado na animação. O BSP 2 é o segundo método de cache do raytrace, ele vem com BSP, até o Max 2008 tem o Large BSP, depois do Max 2009 mudou o nome pra BSP2, ele descarrega a RAM quando chega no limite. Outro problema que pode estar causando isso é ter colocado um valor errado no Memory Limit, testa com valores baixos, vai elevar o tempo de render, mas evita pau de memória. Só que o seu procedimento na animação está totalmente errado e nunca vai ficar sem manchas deste jeito. Porque cenas que tem personagens se movendo tem que renderizar o FG em cada frame. Não dá pra renderizar o FG antes e muito menos de 10 em 10 frames, não funciona assim, só quando apenas a câmera se move que vc pode fazer isso. Vc tem que colocar para renderizar sem salvar o FG, antes de cada frame ele vai calcular o FG e depois vai fazer o render. Se estiver usando Photons, também não pode salvar, tem que renderizar em cada frame. Isso é básico. Se ficar com manchas mesmo assim, então é porque vc configurou errado os photons e o FG. Mas tem que configurar bem errado pra criar manchas, porque mesmo que estiver meio errado o Mental Ray não cria manchas.
o problema eh q depois de uns 600 frames comaçam a aprecer manchas no render final, coisa q naum tinha antes... e se eu calcular 100 frames como disseram e depois calcular mais 100 esses outros 100 ficam todos errados com manchas

[email protected]
12 81477751
Qual versão do max vc tá usando? Se está certo antes e depois aparece problemas estranhos do nada, deve estar usando o max 2009. Esse não tem jeito mesmo cara, tem muito problema.
assim eu to usando o 2009 depois de calculado o final gather de uma anima de 1000 quadros com personagens em mov e tal... na hora de renderizar começa a aprecer manchas bem fortes pretas numa anim de ateh 200 quadros isso naum acontece.. e calcular o mapa do meio da animação pra frente por exemplo tb aparecem manchas

[email protected]
12 81477751

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 477

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.