Rig Mecânico

Por: vitor  

Em: 12/09/2008 01:30

Boa Noite Galera, to precisando de uma ajudinha para fazer o rig desse abajur q eu to postando, é o seguinte eu nao to conseguindo fazer ele funcionar de forma mecânica ou seja as articulações devem funcionar juntas dependendo da posição do abajur. Eu tentei fazer, mas não esta funcionando muito bem, as peças nao estao reagindo de forma correta, tentei usar o controle de movimento explicado num tutorial aqui do site e até funcionou, mas como o rig não esta bem feito sempre da um probleminha. eu sou novato aqui e to apanhando muito pra resolver isso... se alguem puder dar uma forcinha eu agradeço desde já... Muito Obrigado Vitor Ehmann
Bem vindo ai Vitor. Rig é meio embaçado mesmo cara. O segredo pra dar certo nestes casos é o alinhamento do ponto pivot. Se não alinhar o ponto pivot no lugar certo, que é o lugar onde acontece a rotação da peça, vai distorcer tudo. Vc tem que criar dois bones ai, um pra parte de baixo do braço e outro pra parte de cima. Dai vc vai lincar estas peças nos bones com o LinkXFrom, pra quando mover o bone, mover também as peças. Tem um tut sobre rig aqui com um exemplo de braço mecânico, pode te ajudar, fica neste link: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385
Valeu Nadao, eu ja dei uma estudada nesse tuto ai e fiz exatamente isso que vc falou, a minha dificuldade ta na hora de limitar os movimentos, como eu não conseguiur fazer isso na hora de movimentar a peça central as astes acabam saindo do seu eixo que deveria ser fixo... Outra coisa eu nao sei se eu to complicando de mais, mas eu criei um bone para cada aste sera que da pra resolver com menos ? De qualquer forma valeu pelas dicas, pelo menos deu pra eu ver que não estava tão loge do que de fato deveria ser feito ! rsss Bom vou continuar tentando aqui, se tiver mas alguma dica com certeza será muito bem vinda ! Obrigado e valeu pela força !!!
Oi Vitor, dependendo como fizer o Rig, a limitação é na mão, é no cuidado do animador com a animação. O animador que move cada parte, é só mover até o limite certo sem deixar passar. Em animação mais complexa com personagens acontece isso também, se mover o braço demais ele gira 360 graus e cria um defeito no ombro. Daria pra fazer um rig com limitação, mas é a maior complicação e não tem necessidade, porque na animação é só mover de modo que não passe do limite. Mas tem casos que não dá, ai tem que limitar, só que é muito mais dífícil de fazer o rig. Este tutorial explica como trabalhar com o solver que faz limitação: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15050 Eu faria sem limitação neste seu caso, porque é muito simples e dá pra controlar manualmente. Criaria 2 bones como um braço com cotovelo pra colocar nas duas hastes que formam o braço da lâmpada. Então ficaria um Bone na parte de baixo e outro na parte de cima. Dai usaria o HI Solver e pronto. Dai lincava tudo com xfrom e na ponta lincava um dummy pra lincar a lâmpada e ter movimento independente nela.
Mental Ray User
Valeu Gutão, dessa forma funcionaria, mas acho que nao daria o movimento q eu estava procurando nas articulções... mas de qualquer forma eu já achei uma solução aqui que vai funcionar bem, claro que tomando esse cuidado para nao passar do ponto.... Agora me deparei com outro problema. É o seguinte eu ja fiz todo o rig e criei wire parameters para controlar o movimento até ai ta tudo tranquilo.... agora quando eu comecei a animar percebi um coisa diferente, o Auto Key ñão está funcionando quando eu faço as modificações atraves do slider sabe o pq isso está acontecendo ??? como nao estou conseguindo criar os frames chaves pelo controle de movimento, tudo essa parte q eu fiz nao ta valendo de nada...tem idéia do q possa estar acontecendo ??? Valeu !!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 340

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.