ajuda com chamfer "(resolvido)"

Por: goodend  

Em: 19/09/2008 12:30

ola a todos, sou novo aqui no forum e comecei a estudar modelagem no max a alguns meses, estou procurando modelar objetos mais simples para estudar, comecei modelando os objetos da minha mesa de trabalho e estou agora no porta-durex, aonde tenho algumas duvidas, vou postar as fotos e vcs me ajudem a prosseguir meu projeto foto do produto foto wire foto render as duvidas são - aonde marquei de verde não estou conseguindo deixar ele quadrado apenas suave nas laterais, qdo faço o chamfer pra isso não fica bom, acho q é por causa da base q esta com os chamfer´s errados - a outra duvida é em relação ao triangulo q se forma em alguns casos nos chamfer´s, eu deixei como estava mas li q o certo é deixar a malha o mais quadrado possivel. postei para saber qual o caminho certo a seguir em relação aos chamfers, aonde fazer e como faze-los abraços
olá bomfim (goodend -> bomfim .. eita piadinha infame) .. rrs belezinha? então... sobre o triangulo.... é verdade que o ideal é deixar a modelagem mais quad possível... mas vez ou outra não tem como evitar... como no caso desse tipo de chamfer... se vc olhar na suavização dele.. não ficou errado... (pelo que eu notei)... acho que esse triangulo não vai te atrapalhar.. mas deixa os feras comentarem.. rssr que eu sou noob ainda... sobre o que vc quer fazer na primeira dúvida.. acho que faltou apenas uns chanfros verticais nas quinas sabe como nas pontas .. coloca um chanfro não muito grande e tenta.. deve melhorar bem.... mas novamente... espera os mestres aí.. rssr eu tb apanho desse benetedo do chamfer.. rsrrs abraço
goodend - Se vc quiser quinas na parte de cima tb, vc precisa aplicar chamfer tb, como fez na de baixo. O certo eh vc continuar o chamfer da quina da base por todo o loop, ou seja, ele sobe tudo e desce pela parte interna. Depois disso vc junta o chamfer novo com o antigo da base, soldando os vertices, o triangulo vai virar um quad. Acho q é isso. Abraço
ow.. trkdjn... falou tudo... não tinha me atentado p/ esse detalhe.... muito boa a observação.... goodend ... faz isso que deve funcionar... abraço
Opa.. é isso mesmo que o trkdjn falou.. fiz uma ilustraçãozinha aki na imagem pra vc intender um pouco melhor... A linha vermelha, é o loop que o trkdjn falou, intuam, seleciona ele, e dá um chanfer, que vai ficar igual as linhas brancas, e depois vc apaga as edges que marquei de amarelo... e dá um weld nos vertices... espero ter ajudado.. Té +
valew pessoal, obrigado a todos, fiz o chamfer aonde vcs explicaram foto 01 - fiz o chamfer aqui foto 02 - o resultado ficou excelente, antes eu não estava fazendo no loop inteiro, agora ja sei como fazer nesses casos foto 03 - a outra duvida agora é aqui?!? foto 04 - não sei se esta certo mas fiz isso, tanto na foto 03 e 04 a malha fica otíma com o turbosmooth, mas qual o melhor modo? e mais uma vez obrigado pela ajuda, pode parecer um objeto simples, mas pra quem esta começando é complicado, ah, e até aquele triangulo deu para tirar depois do chamfer, obrigado novamente.
Bom kra, agora nesse caso ai ei acho que a segunda opção é melhor, ela deixa a quina mais certa, vc ja experimentou o smooth dos dois modos??Talvez fique do mesmo jeito, mas se ficar legal é impossivel haver problemas posteriores OK???...ah, quando naum precisar mais do topico vai no seu primeiro post e clica no link em cima dele "editar", aí adcione ao titulo entre parenteses "(resolvido)" OK, é só para ajudar a organizar o fórum...vlw
Resumindo é isso mesmo. Quanto mesmos polygonos ou se posivel nenhum deles forem traingular ou com mais de 4 lados melhor. Tem que tomas cuidado tambem com face do lado por que as vezes torce a edge da tringulação (que normalmente não aparece), e depois da problema tambem.
obrigado a todos pela ajuda, é legal esse apoio para quem esta começando, valew mesmo, abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 439

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.