Como fazer uma animação e reactor trabalharem juntos ?

Por: Simbjji  

Em: 29/09/2008 13:12

Criei uma pessoinha andando ( sem reactor ) e coloquei na frente da mesma uma bola ( com reactor ) com massa de 2,0, a minha pessoinha ( sem reactor ) atravessa a bola. porque ? Qual o processo que devo seguir ?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
a sua "pessoinha" deve estar inclusa na coleção de objetos do reactor do mesmo jeito q vc adicionou a bola a coleção no começo do processo todo.
Mas não é assim que faz esse tipo de animação, porque não usa o reactor pra ter colisão em tudo, só quando precisa. Animação é feita manualmente, se a pessoa não deve passar por uma parede, vc tem que animar ela parecendo que encostou na parede, se mover um pouco mais ela atravessa, porque em 3D as coisas não tem colisão. Só usa o reactor pra animar coisas que não dá pra animar na mão, como o chute nessa bola. Mas ai vc pega um box, linca no pé da pessoa e coloca só esse box como colisão no Reactor pra bater na bola, não vai colocar a pessoa inteira que não vai dar certo.
Ainda falta uma coisa, se não ligar a opção Unyielding no objeto lincado no pé do personagem, o Reactor não vai respeitar a animação dele. Por isso que não usa o Reactor pra fazer colisão com tudo, é na mão. Se o objeto é animado, o Reactor não vai calcular física nele, o reactor serve pra calcular a física do que não foi animado. Se colocar o Reactor no corpo do personagem e mandar calcular, o personagem vai cair no chão como um cadaver. Vc tem que fazer o Box que o Nandão disse, lincar no pé do personagem e ligar a opção Unyielding pra ele. Dai vai animar normal chutando a bola, mas é obvio que o pé vai passar dentro da bola, poque 3D não é um game e não tem colisão em tempo real. Depois de animar o chute vc vai mandar calcular a simulação com o Reactor e dai ele vai calcular a física do impacto do box com a bola.
Mental Ray User
gutão, se vc deixar o personagem na coleçao porem deixar como inactive não daria pra fazer? a bola respeitaria ele mas ele não cairia no espaço...ou senão deixar o peso dele com "0"...pq pelo q entendi o colega só quer q a bola reconheça o cara e não q ele interaja com a bola... se tiver falando besteira me perdoe hehe eu usei reactor algumas vezes e só pra testes abraço
Opa, eu esqueci de falar pra ligar o unyielding, é isso que faz o reactor atuar sobre coisas animadas. Se colocar o corpo no inactive ele não vai cair no chão com a força da gravidade, mas não vai agir com nada na animação e nem precisa colocar ele na simulação então, só o pé. Mas ai eu acho melhor fazer um objeto como eu disse com o box e lincar, pra ficar independente do esqueleto que normalmente tem rig e já tem um monte de coisa nele. Mas se colocar zero no peso não funciona, porque isso fala pro reactor que o objeto não se move, mas vai ser um objeto animado. Só que quando liga o unyielding não interessa mais o peso, porque o reactor não vai calcular o objeto fisicamente. Se for só pra chutar a bola, nem precisa do biped, só precisa fazer o box que simula o pé pra colidir com a bola. O problema é que o pessoal vê o reactor e acha que ele vai transformar o max num game 3D com colisão em tempo real nas viewports e não é assim que funciona. Eu acho que o Max deveria vir com vários recursos desabilitados e só habilitar depois que a pessoa tivesse uns 3 anos de experiência no programa. Um deles é o biped, o outro é o reactor e o outro é a Skyportal :)
calma pessoas !!!!! sem dar conflito entre vcs, ja vi animação ( sem reactor e com reactor ) interagirem entre eles, o nao reactor interagir com o reactor. Se alguem puder me mandar um video onde se faz isto, eu agradeço
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
nandao: vc tem razão cara realmente as pessoas confundem mesmo mas na vdd cara acontece o seguinte, ele é uma ferramenta poderosa porém, q não funciona sozinha...mas teoricamente se vc juntar todos os recursos do reactor e do max (incluindo scripts) o max vira um quase "game" sim... mas vai conhecimento... agora soh não entendi pq vc citou o skyportal como um recurso q não deveria ser liberado para iniciantes...ateh onde sei ele eh bem facil de usar (sempre uso em minhas maquetes) diferente de bipeds e reactor q são recursos mais avançados e q realmente as pessoas não deveriam começar os estudos por eles...a não ser obviamente q a pessoa queira iluminar soh com skyportal e não entenda pq não estah funcionando hehehe no manual do max na pagina sobre o skyportal a primeira coisa q estah escrito em letras GARRAFAIS é q ele é somente um Catalizador de luz que deve ser gerada diretamente por outras fontes...mas o problema eh q o povo não lê.... abraço cara
Então Cesar, é bem por isso ai que vc falou, depois que saiu o Skyportal eu vi um monte de iniciante achando que ela é a salvação da lavoura, vi tópicos no fórum de arquitetura que o cara só tinha um banheiro e nem via a janela dele, mas pra iluminar ele criou um daylight e colocou a skyportal na janela. :) Acham que se tiver janela na cena tem que criar Daylight de iluminação externa e colocar Skyportal. Por isso que eu acho que tinha que vir desligado igual os Shaders do Mental Ray, pra só nego experiente usar. Porque ai o cara vai saber que é só pra alguns casos especiais, não é pra usar em tudo com Daylight em cena interna. Os caras não lêem direito nem as respostas aqui no fórum, imagine então o manual do Max :) :)
então nandão mas ai entra uma questão interessante, depois que inventaram esse skyportal podemos dizer q uma boa parte das maquetes pode ser iluminada "somente" com ele principalmente quando o ambiente é pequeno e não necessita de iluminação adicional de lampadas do ambiente. me lembro q costumava a reforçar a iluminação das janelas com aquelas luzes area quadradas mas depois do skyportal realmente a maioria das pessoas passaram a usar uma fonte principal (sun), uma secundaria (sky) e o skyportal em todas janelas e ateh mesmo em cantos onde ficou muito escuro mesmo com configs legais de GI e FG só q realmente as pessoas confundem, apesar da skyportal se parecer com uma area light quadrada na vdd elas deveriam pensar q ele é um ajudante do GI e do FG que "mostra" pra eles da onde a luz tah vindo... bom mas isso nem era o assunto do topico hehe abraço cara

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 310

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.