Dúvidas Iluminação

Por: Cristiano Klauck  

Em: 03/10/2008 10:23

Dae galera, sei modelar bem, faço cenas a fude, porém peco muito na hora da iluminação e cameras, não sei ainda iluminar direito, deixo a desejar nessa área e gostaria de algo que me ajudasse nesse sentido.... Dicas são bem vindas.. Valeu!!!
Olá Cristiano, td bem? Aqui no site vc vai encontrar várias dicas sobre isso e sobre os tipos de render. Vray, Scanline e Mental Ray são bastante discutidos aqui no fórum. Existe outros render como o Brazil, Maxiweel, Renderman (acho q é assim q se escreve hehehe), mas não são tão utilizados pela galera aki, mas ainda assim vc deve encontrar algo. abraço!
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
Tenho o mesmo problema com iluminação, já segui vários tutos aqui da 3D1 mas eles são muito "por cima", poderiam fazer alguns mais especificos tipo: como fazer uma iluminação de um cenário, tipo uma básica que de pra usar em vários projetos....Valwe!
'Errar é humano, persistir no erro é americano,acertar no alvo é muçulmano.'
véio, assim é muito dificil, cada cena necessita de uma iluminação básica diferente... tem que ir pelo básico e ficar mexendo e fuçando no que ele te ensinou (e em outros parâmetros) aconselho a comprar o cd do mental ray aqui na tresd1, ele ajuda muito !
Conrado
http://www.wix.com/conradost/portfolio
"conradost" disse: véio, assim é muito dificil, cada cena necessita de uma iluminação básica diferente... tem que ir pelo básico e ficar mexendo e fuçando no que ele te ensinou (e em outros parâmetros) aconselho a comprar o cd do mental ray aqui na tresd1, ele ajuda muito !
Sim, cada objeto precisa de uma exposição diferente, mas um tuto explicando o básico de uma boa iluminação (para cenas em geral) já cairia bem né. Mas beleza, vivendo e aprendendo e renderizando né.Valew
É como o conrado disse, não tem receita de bolo pra iluminar. Quando eu cheguei aqui pedi a mesma coisa e me falaram isso, cada caso é um caso. Falaram que se pegar uma cena que está com iluminação boa e aumentar 10 vezes a escala, a mesma config de iluminação fica ruim, porque depende até da escala da maquete pra dar certo.
Oi Cristiano! Como algumas pessoas já te disseram, não existe receita de bolo para a iluminação. O que eu sugiro a você é: - Estude bastante um renderizador, de preferência primeiro o do próprio max (scanline). Depois migre para o Mental Ray , Vray, Brazil, Maxwell, etc. - Participe dos grupos de estudo daqui do fórum. Lá você pode tirar várias dúvidas sobre o renderizador escolhido. - Leia os tutoriais da 3d1. São didáticos e muito bons! :D - Caso venha a usar o MR, o André (admin do site) fez um cd que está à venda sobre MR, que com certeza é o melhor material de todo o Brasil. - Pergunte, pergunte, pergunte e pergunte sempre que tiver dúvidas. Te atenderemos na maior boa vontade. ;) Bons estudos. Abraços.
Hum, iluminação eh coisa séria mesmo, quando eu num sabia nada, achava que era soh indo por qualquer luz e tava td bem, mas vc tem que ter posicionamento de luzes e configurações, e dependedo da cena vc deve fazer algo diferente, mas como o moderador disse, é soh seguir alguns tutos que se esclarece tudo...
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 292

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.