Bacharel é indispensável para carrera proficional?

Por: rcdesign3d  

Em: 20/10/2008 13:47

Boa tarde galera, estou com 1 duvida que considero crucial para minha carreira profissional, e que possa ter mais leitores com ela também. Sou amante da computação gráfica onde meu sonho é trabalhar em grandes produções cinematográficas. Atualmente faço faculdade de Design Digital, mais n estou gostando do curso, e alem de achar ela bem voltada para web. Pesquisei na net e achei uma faculdade que oferece o curso de Comunicação em Computação Grafica, achei bem bacana e mais voltada para o que quero, o problema é que é um curso de 2 anos que não oferece Bacharel e ai surge minha duvida. É indispensável ter Bacharel para ter uma boa carreria profissional? Manter um bom emprego? Obrigado absss
colega eh possivel vc ter um bom emprego sem faculdade alguma, a faculdade soh passaria a ser indispensavel a partir do momento q vc quisesse ocupar cargos hierarquicos maiores como coordenações e direções, obviamente q a faculdade tb te oferece alguns conhecimentos e experiencias unicas mas no sentido profissional a minha opinião é essa abraço
Obrigado pela resposta cesarfg, estou com essa duvida que esta me deichando louco hehehehe, sei que posso ter um bom emprego e ser bem qualificado para tal sem faculdade, mais acho que é necessario ter 1, esse curso que eu falei de cg eh facul, aprovado pelo MEC, mais n tem bacharel........ espero mais opniões dos profissionais aqui um abraço
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
sim, isso sem duvida, com certeza a faculdade eh importante, mas soh acho q vc não deve fazer essa comparação entre faculdade = emprego bom pq ai o pensamento como jah disse (na minha opinião) passa a ser errado abraço cara
olá rcdknot .. faculdade não é garantia de conhecimento... já vi muito nego formado que manja menos que um outro que nem passou perto de facul.... mas tem algumas empresas que exigem comprovação de conhecimento... ou seja.. o diploma ... rsrs é bem como o cesar falou... mesmo que eu tenha mais conhecimento não vou ter um cargo maior do que um que não saiba nada mas que tenha diploma.. claro que existem exceções.. rrs mas vc pode terminar sua facul.. mesmo que não seja muito voltada p/ a sua área.. p/ ter o diploma.. depois pode fazer uma especialização na área que vc quer atuar... ou mesmo fazer cursos extra curriculares .. que dêem certificados.. p/ vc poder comprovar o seu conhecimento em alguma entrevista (conhecimento técnico e teórico né).. pq o prático vc comprova fácil fácil.. se tiver na frente do pc né.. rrss o fato de ser baixarelado, tecnologia ou outra denominação.. só é realmente importante se vc for dar aulas.. ou se for fazer concurso público .. pq daí o nível do diploma entra como critério de desempate... niveis mais altos tem mais pontuação... mas p/ emprego no geral.. é suficiente que seja de terceiro grau... o resto.. na entrevista vc tira de letra.... abraço
Olha, eu fiz o seguinte, eu já manjava o que precisava na área de DG, mas não manjava 3D, sou capista a mais de 10 anos, centenas de capas públicadas etc, mas ... eu não tinha facul, e isso me impedia de pegar um trampo melhor em empresas que pedem esse papel por mera formalidade. Desta forma resolvi fazer um curso rápido, design digital, 2 anos mesmo, graduação... foi lá que tive meu primeiro contato com o 3D e me apaixonei, o resto? Praticamente todas as matérias eu sabia, minhas notas ficaram só 9 e 10. Resultado, muitos que lá estavam não conseguiam nem mexer no fireworks, dava medo.. rss e outros mandavam muito bem, os que mandam bem é sempre o cara que fuça, que está na atividade, que vai para cima do software e dos conceitos. Enfim, estou formado e com algumas certificações, ajudou? Sim, hoje trampo em uma multinacional e estou longe das agências devoradores de almas... tenho um bom salário (sempre dá para melhorar hehe) e um ótimo ambiente de trampo e estou perto de casa. Ou seja, eu pude escolher... Agora, no meu caso não fez a menor diferença se eu tivesse feito bacharel de 4 anos, isso porque eu já tenho um ótimo material para mostrar. É isso brow. []´s
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Mto obrigado pelas respostas galera me ajudou bastante, tenho que tomar essa decisão ate o fim do ano hehehe...... Eu gostaria de acabar primeiro a faculdade que eu ja estou,por sinal no 2 ano, o dificil que n estou curtindo as aulas, ir pra facul n esta sendo dahora, vou meio que nos trancos, dai n eh bacana. Acho que vou sair mesmo, fazer esse curso de 2 anos em comunicação em cg e depois fazer cursos na melies e na cadritech, tomará que seja a melhor decisão. Fiquei sabendo que nos eua tem faculdade totalmente voltada pra cg, 4 anos estuadndo isso, imagine que sonho????? huahuahuahuhauhua é isso ae galera mais 1 vez mto obrigado, se tiver mais alguem para dar opniões sera mto bem recebida ;D abss
rcdknot - Cara eu vivo o mesmo dilema, vou contar um pouco de meu pensamento e situação. Situação atual: Bom, estou atualmente trabalhando e registrado como Design Gráfico Jr. Porém não tenho nada de cursos, apenas um portifólio bacana. Deu um certo trabalho ganhar o registro e etc, mas depois de mostra muito trabalho consegui. Mas Jr não é aquilo que queremos para o resto da vida certo? E para que eu melhore essa situação, para que eu vire Senior e etc, é necessário que eu tenha uma faculdade. Mas eu pesquisei bastante a respeito e hoje em dia não é preciso ter "Bacharelado" para que eu consiga os cargos superiores, posso fazer apenas um "Tecnólogo" que em geral duram 2 anos. Preste atenção "Tecnólogo" é diferente de "Técnico", este último dura em torno de 1 ano a 1 ano e meio e não é reconhecido como curso superior. O que penso: A minha intenção não é ser "empregado" o resto de minha vida e também não ficar por muito tempo. Quero e vou montar minha própria agência, e para isso só depende de mim e não dos meus currículos. Pretendo isso por ser uma meta e também para provar que nós não temos que ficar competindo com pessoas que tem papel (diploma) e não tem conhecimento (portifólio). Sempre achei errado esta tal formalidade do diploma. Mas ano que vem vou fazer sim um tecnólogo de apenas 2 anos, apenas por prevenção e aproveitando que a empresa irá pagar certa quantia. Conclusão: Veja qual é sua intenção realmente. Quer ser empregado e ter um bom cargo? Faça um curso reconhecido pelo MEC como superior, que te dê oportunidade de fazer uma pós. Agora se vai cair na ralação (feito eu ahahhaha) e procurar ter seu próprio empreendimento, faça de qualquer forma, mas faça apenas um tecnólogo, ele é reconhecido como superior e demora menos. Resumo: Se tiver o curso que pretende para "tecnólogo" faça este, caso contrário faça faculdade apenas se for ser empregado. OBS: eheh acho que enrolei um pouco nos dizeres, mas da para entender. Abraços!
http://taygondesign.com.br/blog/
Taygon: po vc falou oq eu queria ouvir rs, ele é técnologo sim e reconhecido pelo MEC. Quer dizer que qnd é assim é reconhecido como curso superior? É injusto né fazer uma facul que n esta gostando apenas para pegar o bacharelado. Meu planejamento esta em fazer esse técnologo de 2 anos junto com cursos profissionalizantes, e depois fazer 1 pós, espero q esteje no caminho..... Mto obrigado irmãozinho, sucesso para vc
se num tiver diploma! MBA! Mestrado e etc!! nunca vai passar de gerente!!! se quiser um dia ser um diretor de arte da vida! vai ter q fazer especialização!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 667

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.