rafael - computador é igual carro cara, vai da experiência de cada um, tem gente que prefere fiat a ford e por ai vai.
Mas eu estava com um problema parecido com o seu, modelando carros e sempre quiz fazer bem detalhado, chegava em determinada parte da modelagem onde eu queria começar os render de teste dava o erro de falta de memória e ai então vai algumas dicas:
* Primeiro, tente renderizar pelo backburner (software que vem junto ao max), ele faz renders por rede, mas pode fazer no próprio pc também, ele é massa que se travar ele não perde o render, você pode começar denovo sem ter que configura tudo denovo e você também pode enviar vários render que ele vai fazendo um pós o outro, dê uma olhada nos tuto aqui da tresd1 sobre ele.
* Segundo, migrar para o sistema e softwares 64 bits. Eu comecei a usar a uma semana e não tive problemas, pois o que geralmente reclamam é a falta de driver, se você tiver os driver para 64 então ta tudo ok, manda bala que vale apena.
* Terceiro, compre placa de vídeo offboard, elas ajudam no trabalho de viewport, possibillitando trabalhar com mais polys na cena.
* Quarto, compra mais 2 GB de ram, vale apena, esses 2 gb a mais farão uma baita diferença com este processador.
Cara é isso, corrijam-me se eu estiver errado, mas penso que seja por ai o caminho. Vai nesta sequência, abraço e boa sorte!
http://taygondesign.com.br/blog/