Exposure control, ou luz photometric?

Por: mgnstudio  

Em: 27/10/2008 13:52

E ai pessoal da 3D1 blza pura? Entaum mais uma vez eu to aqui pra ver se posso tirar uma dúvida com vcs, acho q sim neh?! rsrsrsrs entaum acontece o seguinte... Eu tenho uma cena de uma sala, com 2 janelas, e até que não é uma sala taum grande. Eu to iluminando ela com o daylight e com o Mr photographic exposure control, sem nenhuma luz dentro da sala. Mas acontece que mesmo eu configurando o Exposure fica alguns lugares meio escuros, que em uma iluminação natural naum ficaria. Eu naum sei se tenho de configurar melhor o Exposure ou se tenho de colocar uma luz dentro da sala, já tentei colocar uma target area photometrica dentro mas também naum deu certo com as minhas configurações, os fotons dela ficaraum muito estourado e o FG naum suavizava. Resumindo... Minha dúvida é, para ficar um render mais rapido e melhor será que é melhor eu colocar uma luz dentro da sala pra ajudar na iluminação ( oque eu naum estou conseguindo fazer talvez por ser iniciante d+ rsrsrsrs), ou será melhor eu tentar arrumar isso pelo Exposure? vai ai umas amostras das imagens
O ótimo é inimigo do bom...
vc pode usar o daylight system (q consiste uma luz de sol e uma luz do céu) e dar um reforço nas janelas com um skyportal....so com isso e um FG + GI bem configurados já são suficientes para essa cena, a primeira imagem q vc postou me parece bem adequada se vc acha q ela tah escura eh config errada do seu monitor cara, mais clara doque aquilo, igual na 3 imagem jah fica ruim, a unica coisa q naum gostei da primeira imagem eh o estouro de luz na janela. quanto ao MR photografic exposure vai do seu gosto, eu não gosto de trabalhar com ele porem, tem gente q desde q inventaram esse sistema só utilizam ele pra todas situações, internas e externas...eu prefiro controlar manualmente e alem disso naum se esqueça q mesmo qnão estiver 100% dentro do 3d vc ainda tem a opção de pós produção fazendo ajustes no PS dessa forma vc ganha tempo pq se for querer deixar tudo perfeito no 3d vc vai levar tempo enquanto ainda naum tiver as manhas todas abraço
Esses dias atraz, estava com a mesma duvida, mas resolvi com isso usando luzes photometrics, o Cesar ja explicou tudo, e faria do jeito que ele disse, pois é mais conveniente para cena e vai ficar muito boa, então boa sorte meu amigo...
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Hummmm entendi Cesar valeu pela ajuda cara mas entaum oque tah acontecendo comigo, eu coloquei um daylight lá e tal, mas dai quando eu renderizo com 500mil fotons ainda fica poucos fotons, e quando eu aumento o multiplier do skyportal estoura a luz nas janelas e no sofá, dai pensei em colocar uma luz photometric para ajudar a iluminação, mas dai ela gera uns fotons muito fortes e estoura o FG. =/
O ótimo é inimigo do bom...
cara quer uma outra dica, pra testes deixa o FG em low e o GI com as configs padrão mesmo, não meche nos photons nem nada, ai quando tiver mais ou menos do jeito q vc quer vc afina as configs, outra coisa q vc poderia tentar fazer é não usar o exposure control, mas ai vc vai ter q colocar valores bem baixos no MR Sun e no MR Sky tipo 0,02 para o sun e 0,03 para o sky, lembranco, q o skyportal utiliza a luz do sky então a força dele eh associada com a força do mr sky abraço cara

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 429

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.