SimulaÇÃo de Corda

Por: Eduardo Horvath  

Em: 06/11/2008 16:54

Galera, Estou com uma dúvida. Preciso fazer uma corda em umas roldanas, e então fazer essa corda puxar um peso, coisa simples de mecanica básica, agora... existe uma forma de simular isso sem que eu tenha que fazer animação via keyframe? Ou seja, um reactor da vida etc??? vlw
Eduardo Horvath www.designdigital.info
olá Edu. eu já fiz algo parecido com que vc descreve, e foi feito no reactor. vc vai ter q estabelecer que a corda é soft bodies, fixar os pontos dela no peso. dizer ao max que o peso é um meio físico e aplicar massa. e passar a corda nas roldanas. quando tudo estiver pronto(lembrando pode deixar de qualquer jeito passado nas roldanas). quando vc simular no reactor a corda vai addquirir a forma maleável e vai ficar esticada devido o peso estar a puxando. só tem um problema, vc vai ter de por um peso proporcional na outra extremidade ou fixar a outra ponta.
lembrando as roldanas tem que ser identificado como meio fisico
Faz com o reactor rope, mas não pense igual na realidade, tem que fazer umas tretas... A corda não precisa passar na roldana de verdade, vc faz só a parte pendurada da corda com o reactor, quando passa pela roldana e engata em algum lugar, vc faz com uma linha sem reactor... Se for fazer tudo fisicamente dá muito problema...
Valew Galera, vou fazer uns testes... surgindo dúvidas nas técnicas eu retorno... vamos ver no que dá.
Galera, Seguinte, a dificuldade agora está em fazer a corda ser corda.... eu apliquei o reactor Rope, adicionei o constraint to World, o attach to Rigidbody. Na cena tem o RB Collection que tem todos os objetos, onde defini a propriedade de cada um. Tem o RPcollection onde adicionei o objeto corda no mesmo. a corda eu linkei os vértices superiores no teto e os inferiores na seta que será a responsável por puxar a corda. Aí blz, quando mando simular aparece tudo menos a corda rsss... fiz ela com spiline... alguem saberia onde pulei ou o que fiz de errado? Valew.. ah sim, o render é só para dar idéia da cena como ficaria...
gente... posso tar falando a maior besteira do mundo.. rsrrs.. me perdoem e me corrijam se eu tiver errado.. mas não tem uma opção lá nas configurações da Spline... tipo renderable? abraço.
Brow, na verdade não era isso, e sim a proporção dos objetos, estava errada, e o reactor não estava conseguindo calcular a corda, ela estava encostando em outro objeto etc. Agora o outro problema que estou tendo é que minha corda está elastica, sendo que não atribui elasticidade a ela... ou seja, a seta vai, e a corda vai esticando e ficando toda "eletrica" se é que me entende.
PROBLEMA DA CORDA ESTICADA também resolvido... Agora é renderizar a corda, mando simular ele simula tudo perfeito, mando animar ele anima tudo exceto a corda.. .ela fica parada.
Ai Eduardo, vê se os steps da animação estão bons, aumenta se precisar, demora mais pra simular, mais fica mais preciso e evita erros.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 500

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.