O que é iluminação LWF e Old School?

Por: Renan  

Em: 01/12/2008 16:35

Olá a todos! Realmente a cada dia o André se supera melhorando o 3D1. Simplesmente adorei a notícias dos materiais para Mental Ray. Tudo de primeiríssima qualidade. Vou baixar alguns para estudar. rsrsrs Muito obrigado mesmo, você é demais! :D Mas então, ele disse na capa que utiliza dois recursos de iluminação: Linear Color Space e Convencional. Alguém pode me explicar o que é cada um deles? Obrigado desde já. Abraços.
Ai Renan, até hoje eu não entendi direito isso ai meu, vi o André falando lá que a cor certa é em LWF, mas pra mim quando usa essa técnica tudo fica desbotado. Já fiz vários testes e não consegui acertar. Mas pelo que fala lá, pra trabalhar bem com isso precisa do MR Photographic Exposure e eu uso o Max 9, que não tem isso. Pode ser por isso que não consigo bons resultados com essa técnica. A técnica convencional é essa que a gente sempre usou, acertando a iluminação nas luzes e sem se preocupar em tratar as texturas pra corrigir gamma. Eu acho bem melhor e bem mais fácil.
Mental Ray User
Pois é, eu tambem acho muito mais dificil ter que mexer nas texturas, ao invés das luzes. Eu não vejo sentido pratico nesta tecnica.
Ola Renan, tudo joia? Da uma lida as ultimas paginas do topico Mental Ray, o assunto foi justamente LWF. Eu ultimamento tenho feito minhas imagens assim e nao tive problema com desbotado nenhum... o que muito se erra as vezes e que se abre as texturas com o gama dela, quando voce tem que abrir ela com o gama 2.2, o TiagoMed fala isso la no topico. La tem varios links para se aprofundar no assunto. Te mais!
oi panorama 4d, qual é esse topico que fala LWF... nao encontro cumprimentos
Beleza Panorama, eu não tinha visto o seu tópico no grupo de mental ray, muito bom meu chapa! Vou ler tudo que vc escreveu lá, pq suas dicas são sempre muito boas! Pessoal, eu estou trabalhando com LWF e acho que é a melhor coisa do mundo... O problema das texturas resolve fácil, ou abre com gamma modificado ou põe o shader mib_gamma_gain... Eu acho melhor com o shader, porque vc regula o gamma fácil a qualquer hora sem ter que carregar a textura de novo... Nem sempre é com 2.2 que a textura fica boa, depende da textura, pode ser 1.8, 1.6, 2.4, depende de cada uma... Este shader vem no max 2008 e 2009, mas no 2008 tem que destravar... É mais difícil setar as luzes do que corrigir texturas, por isso que acho mais fácil usando LWF... Bruno, o grupo de mental ray fica nesse link, os assuntos de LWF estão nas últimas páginas: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743&start=1320
Eu acho que vai de cada um, eu não gosto desta técnica, acho que me dou melhor com a técnica normal. Mas tem gente que gosta e se dá bem, cada um precisa ver o que é melhor pra si, não pode ir na onda dos outros. O jeito é testar cada uma e escolher a que gostar mais, eu testei LWF e não gostei, sempre tem que corrigir a imagem no Photoshop e com a técnica normal sai bom direto do Max.
Bicho, esse assunto dá pano pra manga! O render trabalha com gamma 1.0, mas as texturas e o que a gente vê na tela tá com gamma 2.2, tudo fica mais escuro e dificulta a setagem da iluminação. Se vc passar o gamma do 3D pra 2.2, vc vai ver tudo mais claro e será mais fácil setar a iluminação!
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 526

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.