Opa, cara! E muito legal mexer com essa shader. Veio um oculos 3d da Hellmanns numa revista da Super Interessante ha alguns dias e fui logo correndo atras dessa shader heheheh
A unica coisa que nao gosto e que ela remove a saturacao da imagem. Fica tudo em escala de cinza. Mas isso pode ser resolvido renderizando com e sem essa shader e fazendo uma mesclagem no photoshop.
Minha dica e que voce faca um fundo com alguma textura qualquer nele. Se voce fizer um modelo, renderizar com essa shader com o fundo preto, fica muito dificil de ver a ilusao. Eu criei um plane com o logo da Volvo repetindo em tile 300 vezes :P (e funcionou)
O problema dessa shader e que os valores dos parametros dele sao ineficientes. Pra comecar, o parametro do "foco" (metaforicamente falando) nao usa a escala que vc escolheu. Voce tem que digitar o valor em generic units, mesmo que sua cena esteja usando escala em centimetros, por exemplo. Sem contar que os parametros tem um limite muito baixo.
Faca o seguinte: apos instalar a shader, abra o ns_3d.mi na pasta include com o bloco de notas.
Substitua as linhas existentes semelhantes as de abaixo pelas mesmas:
[quote:1fccce70e6]control "eye_distance" "scalar" ("uiName" "Distance between eye cameras", "value" 0.5, "range" 0.0 1000.0, "step" 1.0)
control "dr_focal" "scalar" ("uiName" "Distance to focal point", "value" 20.0, "range" 0.0 1000000000.0, "step" 1.0)[/quote:1fccce70e6]
Nao lembro quais os valores originais, mas eu so fiz exagerar no limite maximo dos parametros. Cuidado pra nao fazer alguma besteira e trancar a shader de vez ;)
Nao entendo muito de edicao de shader, mas acredito que seja possivel faze-la usar a unidade de escala da sua cena pelo mesmo metodo, mas posso estar falando besteira.
Abraco - Caio Santana
(estou sem acentos no teclado)