Emissão de fotons

Por: sassa  

Em: 09/12/2008 09:08

Gente, tenho duas dúvidas que surgiu enquanto eu finalizava um tutorial aqui do site sobre halo na luz, feito com o shade "glare": Como faço uma lâmpada fria e determino para o Mental Ray que esse objeto emite fótons? E como eu aplico um shader em determinaado objeto? Porque no material map browser a opção "assign to object" fica desabilitada quando um shader é colocado no slot. Grato, Sassá
sassa: cara não sei se entendi muito bem sua pergunta mas acho q vc se confundiu com o glare, todas as luzes do max emitem fotons porem o glare não eh uma luz, ele eh um efeito pós render q aumenta a luminosidade de um objeto baseandos-se na quantia de luz q a superficie daquele objeto esta recebendo.... quanto ao shader no objeto oq acontece eh o seguinte, vc aplica um material ao objeto e não um shader...os shaders vc aplicam dentro do material em algum slot especifico para ele e depois vc aplica o material (com um ou mais shaders) e ai então vc aplica o material completo no objeto abraço
Bicho, um shader puro não dá pra por no objeto, tem que estar dentro de um material, porque só quando está dentro do material que vai conseguir por no objeto. É igual pegar uma imagem e querer por no objeto, não aceita, mas se colocar a imagem no difuse do material vai aceitar por no objeto. De qual shader vc tá falando, cada um tem uma função, se for um shader de luz por exemplo, não dá pra colocar no objeto, só em luzes. O barato dos photons é complicado, precisa de shaders dos outros pra fazer emitir photon e vai demorar muito no render. Só luz emite photon, cria uma luz em baixo do objeto que serve de lâmpada que vc emite os photons e simula a iluminação mais fácil e mais rápido.
Deus é maior!
Gente, eu entendi o lance do shader, mas se eu quiser criar uma luminaria com uma LÂMPADA de um formato "cabuloso" ou mesmo uma lâmpada fria (daquelas compridas) que luz do MAX se encaixa nesse formato? Uma fila de Omnis dentro da lâmpada?E no caso do GLARE, eu coloco o shader no self-ilumination do material ou no difuse?
O glare vai no output do camera shaders, olha este tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=31792 Seja a luz que for vc simula com as luzes do max, a luz não precisa ter o mesmo formato pra simular a iluminação. Mas vc consegue emitir photons de objetos se colocar o shader glow no slot photons do material mental ray ;)
Valeu , obrigado a todos.
Ae, pra emitir photon msm tem que usar um shader ai, colocando o glow nos photons a luz recebida pelo material será refletida bem forte dando a impressão que emite luz, mas não emite, pq se não colocar outra luz na cena não vai iluminar... O shader é o megatk que tem o path tracing, tá nessa página: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941
Fala galera. O Vladis agora voce me deixou com uma duvida cara, ou voce se preciptou. É posivel um objeto emitir Photons? por que pelo que eu saibia não, o que acontece é aquele "brilho" gerado pelo material auto-iluminado, inclusive sem o FG nem gera brilho por que não é luz de verdade, saca? ou será que eu fiz uma grande salada? Abraço
Até onde eu saiba, o Mental Ray pode sim fazer objetos emitir fotons para iluminar objetos ao redor, vide a descrição de shaders e materias no link do gago. Mas não sei se isso é possível através da interface e shaders padrões do 3ds max. Talvez só através da escrita de shaders usando os recursos do Mental Ray. E o caso do Vladis é uma "meia verdade", digamos. O objeto pode sim iluminar os outros ao seu redor, emitindo luz. MAS NÃO É EMITINDO PHOTONS! O efeito é feita através do Final Gather. Veja meu teste: Esta cena foi feita exatamente colocando o shader glow, não no slot photons, mas no slot self illumination. A única luz está com o seu valor zerado, ou seja, essa iluminação é totalmente causada pela emissão de luz diretamente da geometria do objeto. Seria muito interessante se alguém soubesse como fazer photons serem emitidos de objetos com a interface e shaders já disponíveis no pacote básico, pq o 3ds max dá mais controles para controlar o GI do que o FG e vc ñ tem q sair por aí procurando shaders para fazê-lo. OBS: Quando você renderiza usando só o FG, recomendo que você não confie no frame buffer. Apenas depois que você salva é que você tem a "imagem verdadeira" que você renderizou... O que vc vê no frame buffer é uma imagem mais escura, não refletindo a iluminação real da cena. Abração a todos!
Foi o que eu tinha pensado mesmo. Se eexiste algum shader para isso seria bem legal mesmo. Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 741

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.