Sempre depende do que você quer fazer para algo ser complicado.
Eu tenho um bom conhecimento em maxscript, td de forma autodidata e o próprio help do 3ds max foi a minha maior fonte de informações. Não tenho faculdade de computação e mesmo sou um sujeito que tem dificuldade com matemática!
Vc tá certo quando fala que o cara tem que conhecer bem os camandos do max para fazer scripts, mas não concordo com você quando vc diz que o cara precisa ser um gênio...
Mas de qualquer jeito, fazer um script para criar fraturas não é algo simples de ser feito. Eu não saberia fazer, precisaria de muito tempo para conhecer as formas de cortar a malha por programação. Mas você pode fazer muitas coisas muito legais antes de poder fazer um script para fraturar objetos. A primeira coisa que você sai fazendo com scripts é automatizar tarefas, isso te dá poder sobre os outros artista porque, mesmo nos momentos iniciais, você já pode desenvolver a habilidade de usar os scripts para agilizar tarefas.
Começar a programar no 3ds max é muito fácil. Ele tem a linguagem própria de programação: maxscript. Sei que muitos plug-ins são feitos apenas com maxscript. Pelo próprio help, você terá a oportunidade de ver como ele é poderoso. Em um dos últimos exemplos práticos, você cria um programa de pintura 2d, com o canvas, os brushes e tudo mais, e ainda você pode usar as ferramentas de pintura para pintar diretamente no seu objeto em 3d, só pra vc ter uma idéia!
O problema dos scripts é que você esquece meio rápido..., é o tipo de coisa que enferruja se você não praticar sempre.
Mas eu recomendo muito que você aprende. Demora até você esquentar o motor, é meio doído aprender a programar no começo, mas seu poder de programação aumenta de forma exponencial conforme você vai aprendendo scripts, pq a todo comando novo que você aprende você pode usar a seu favor, integrando a todos os outros comandos que você aprendeu antes.
Abração!