Antes que essa pergunta soe amadora, gostaria de ressaltar que escolhendo entre um e outro o artista poderá usufruir de benefícios de um que o outro não tem. Das diferenças que eu já percebi:
-Max 64bits é mais bem mais rápido em algumas operações, como o attach em linhas. Mas não sei se isso é uma característica do 3ds max ou do Windows Vista 64, que dizem que gerencia a memória muito melhor que o Windows XP 32bits. Gostaria de tirar essa com vcs! Por outro lado, ele não tem a opção de exportar para w3d, um recurso que eu uso muito. Preciso ir ao max 32 para encontrar esta opção. Então fica a pergunta: quais outros formatos você perde ao escolher usar apenas o max 64?
-Max 32bits: parece que há mais ferramentas desenvolvidas com base no max 32bits. Veja que os plug-ins oferecidos gratuitamente pela Digimation são todos para o max 32. Que outras ferramentas são exclusivas para o max 32? Há mais ferramentas e plug-ins disponíveis apenas para max 32?
A base 64 bits é a base mais moderna que tem para os programas funcionarem. Logo, se supõe que o max 64 seja melhor que o 32. Mas é mesmo? A única diferença notada é um desempenho bem superior na operação de attach de linhas. Algo específico demais para se ter como uma vantagem, mas sei que devem haver outras. Mas na prática, eu não sinto melhora em outros aspectos, e os artistas também não falam nada a respeito, nem mesmo explicitam que o max 64 seja melhor que o 32.
Então fica a dúvida: qual o melhor 3ds max? Será que eu consigo vantagens instalando o max 32 no Vista em detrimento do XP, tipo, todas as ferramentas disponíveis para o max 32 + o desempenho da tecnologia 64 bits e de gerenciamento de memória do Windows Vistas?
Abração!