Background na Viewport e Cam Match

Por: Joao Paulo  

Em: 29/01/2009 12:11

E ai galera ... vamo q vamo cheio de duvidas e qto mais eu leio as mensagens aqui no fórum mais e mais duvidas vão surgindo. Estava lendo uma pergunta do nosso amigo Rogerio de Lima onde ele perguntava como fazer fusão de imagens (background) + modelo 3D e lá encontrei um link q o parceiro Cesar deixou sobre o making of de uma cena q ele havia criado (um carro e de fundo a imagem) q por sinal ficou muito bonita. Vamos as questões: 1. Como faço para colocar a imagem Background na Viewport ? 2. Com base em que começo a criar os pontos do Camera Match para ajustar a minha camera no angulo correto da foto ? Muito obrigado pela atenção e a paciencia q vcs tem dado para nós iniciantes. Abraço JP.
sobre o camera match eh o seguinte, o ideal eh vc saber as medidas das cena que vc estah usando de fundo pq ai o camera match vai ficar perfeito se vc não tiver as medidas (como no caso da imagem q eu usei no making of) ai vc tem q estipular mais ou menos no olhometro pra poder criar os 6 primeiros pontos mas veja o mais importante e vc entender a diferença entre os 6 primeiros pontos e os outros 6 pontos (os verdinhos) q vem depois, preste muita atenção nessa parte do tutorial pq os 6 primeiros pontos podem ficar em qulquer lugar da cena jah q eles servem somente como referencia para as medidas e os seis pontos seguintes (os verdes) esses sim tem q fazer referencia a imagem de BG ai depois o max faz uma media entre eles e cria uma camera mais ou menos na posição da camera utilizada para a foto original... mas como disse se vc tiver a posição exata de pelo menos alguns pontos de referencia ai o camera match fica perfeito abraço e bons estudos
então eu fui tentar fazer, só que eu não entendi como regular a posição dos campoint na tela, quando coloco eles todos ficam assim: x=418 y=280 ai tem a caxinha pra marcar ' use this point' depois o botão 'assign position' e depois o 'create camera' ai pressiono C e fica a camera totalmente fora de lugar. ai eu vou e mudo aqueles valores em x e y,,,mais não consigo de jeito nenhum.
Faaala ae Rogerio beleza cara ? Eu ainda num consegui nem colocar o background na viewport. Como vc fez ? Falows valeusss !!!
rogeriodilima: cara os campoint vc meche como se fossem qualquer outro objeto...veja se vc não travou os eixos por engano... João Paulo Lamonde: viewport properties > backgound image > use image (se não me engano eh assim q aparece escrito, estopu sem o max no momento pra poder te dizer com certeza) abraço
cesarfg não entendi o esquema do AO eu estava testando a iluminação, esse BG eu peguei la no site HDRI Locations, ai coloquei uma skylight e fiz o mesmo esquema, em 'skylight parameters' coloquei a mesma imagem pra ficar com a mesma iluminação. ai coloqui um plane e esse box em cima, crei o material matte/shadow/reflection(mi) e apliquei no plane, mais aqui que esta a duvida: em camera mapped background eu coloco a mesma imagem do BG? só que no seu que vc fez, não aparece o BG no plane e no meu apareceu. o que eu fiz errado?
Olá usando o scanline e skylight dai eu consegui usar o mate/shadown, da pra enganar um pouco, fazer que o objeto faz parte do BG. agora com mentalray e matte/shadown/reflaction, ai não consegui ainda
Bicho, pra fazer com o matte do mental ray vc tem que usar o raytype switcher pra por uma imagem no BG e outra no reflexo e o shader mib_lookup_background. Olha o PDF mr.production.shader na pasta help do max, ele fala destes shaders e do matte/shadow.
Deus é maior!
rogeriodilima, cara vc deve tah aplicando um material naquele slot ao inves de aplicar somente o mapa...faça assim crie uma instancia do mapa de bg no material editor e depois soh arraste para aquele slot "Camera mapped bg", ai não tem erro...ontem mesmo fiz mais alguns testes com essa tecnica e funcionou tudo certinho Bituca: cara não precisa não, eh soh colocar uma imagem no environment do shader e ele vai ignorar a imagem do bg se o shader não tiver esse slot de environment tem q fazer composição de shaders...bom pelo menos eu acho mais facil assim abraço
eu coloco o BG em um slot ..e depois arrasto pra o matte/shadown? pq eu não consigo arrastar ele

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 811

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.