Qual a maneira mais fácil de Modelar a estrutura da foto?

Por: xpeegah  

Em: 05/02/2009 03:38

Seguinte galera.. sou novato.. praticamente hobista :) mas encarei o desafio de fazer um vídeo que entre outras coisas tem um objeto parecido com um queijo suíço que no começo tem os "boracos" bem abertos, mas começa a inchar e ficam bem pequenos.... tipo o queijo meesmo. Tenho uma imagem aqui do antes e do depois.. Ele começa no C.3 e termina no D.3 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10817/10817_arquivos/image009.jpg Pow.. já tou praticamete duas semanas testando tudo o que conheço pra tentar modelar isso (veja a hora deste post e imagina a minha situação.. hha), tou quase fazendo isso na unha... (oq levaria do meu jeito uns dois meses .. hahah) mas imgino que deva ter um jeito bem fácil de fazer essa "estrutura interna". Qualquer sugestão é bem vinda.[/url]
Bem vindo ao forum xpeegah. Para fazer a imagem do D3, talvez da seguinte forma te facilite: Ex: Criar um box, e parcialmente dentro deste box uma esfera, se vc aplicar o modificador boolean entre os 2 objetos vc poderia inclusive animar o diâmetro desta esfera simulando o aumento de tamanho do buraco. Agora na imagem C3, o jeito é mais ou menos na unha mesmo, se vc extrudar alguns polígonos do box criado com bastante segmentos, criaria uma forma básica da estrutura da imagem C3. Depois vc aplicaria um Mesh ou Turbosmooth para deixar estas formas mais arredondadas. Talvez mesclando esta modelagem da imagem C3 com as esferas vc consiga fazer este trabalho ficar bem próximo do resultado das imagens. Olhando melhor a imagem C3, vc poderia criar aquelas formas mais complexas em uma peça 3d, e os furos tipo queijo em outra peça, na primeira, se vc habilitar no objeto "Editable Poly", a opçao de animar os poligonos, poderia fazer estas estruturas diminuirem de tamanho, que acredito q seja esta a ideia do video. Vc poderia inclusive criar 3 ou 4 estruturas daquelas de tamanhos e formas diferentes, e depois duplica-las como instance, assim vc animaria e modelaria apenas 4 delas e as duplicadas seguiriam as copias originais de cada uma. Espero ter contribuído positivamente em relação a sua pergunta. Um abraço!
ok... muito obrigado panades_max... .. pensei que tivesse alguma maneira usando seilá.. particula ou fluido,, mas a imagem naum se parece com nada que já vi.. ahhahaha...... realmente era isso que eu temia.. ter que ir fazendo com extrude... cheguei a fazer alguma coisa assim (com extrude e smooth) só que tem que ir extrudando e soldando as pontas com os dos outros "blocos" .. mas como já faz um tempinho que num mexia mais no 3DS eu ja tava meio enferrujado. =) Entaum se alguem tiver mais alguma ideia de como fazer de forma fácil a estrutura da imagem.. dá um toque aí. valew!
Será que num dá pra fazer usando o Connect ???
Eu acho que pra este tipo de objeto, não tem nada muito automático pra criar isso não hehehe. O jeito que te disse seria o mais fácil em minha opinião. Você poderia tentar fazer um "tentáculo" se é que posso chamar assim e aplicar um boolean com a outra peça, assim as 2 peças se fundiriam. Daria pra usar o "Bridge" mas teria que abrir um buraco na malha do outro objeto pra soldar, porque nao tenta com o boolean, aplica o smooth só depois. O connect na modelagem uso mais entre 2 edges, para recortar um poligono, por exemplo se vc fizer um box, selecionar 2 edges e aplicar um connect ele recortará a face do polígono com mais uma edge. É bem util pra modelar isso que está querendo! abraço
Obrigado panades.. tou fazendo an unha con extrude por enquanto... bem quadradão.. pra depois aplicar o smooth como vc disse.. parece que vai ficar bem parecido.. mas que vai dar um trabalho danado vai.. já tah dando =)
se criar um box com mtas divisoes... da pra criar das edges um cilindro e depois chamfrar! ehhhhhhhhhhhh funciona.. nao sei executar mas teoricamente funciona... ai depois eh soh ir aumentando o raio das edges... oq vcs acham?\abraco
------------- Vinicius "Guiado pelo liquido negro que jorra das tetas da aranha-mãe"
Já viu esse novo script na página inicial? Ele funciona como um super extrude e pode agilizar bem seu trabalho. Abraços.
O jeito mais foda seria usando o solid volume do mental ray.. mas não aconselho tentar, se você está mesmo começando agora. Um outro jeito legal pode ser usando metaballs e um sistema de particulas que simule a estrutura que você quer. Isso é perfeitamente possível com o particle flow. Mas também não aconselho por que não vai ser nada facil pra tu. A única maneira facil ( e bem pouco pratica ) de fazer isso no momento pra você é modelando essa estrutura... isso e usando o push na malha pra ela engrossar depois
Eu tava pensando também em sair desse embrólio com partículas. Eu até comecei a fazer uns testes. Minha idéia era justamente usar o Particle Flow e depois de ajustar a animação, aplicar um Blob Mesh. Mas eu encontrei problemas para fazer a animação. Minha idéia seria modelar uma estrutura do tipo da C3. Modelar outra do tipo da D3. Daí usar o Position Object e usar localização do tipo volume. Daí era encontrar algum jeito de fazer as partículas saírem de sua posição original, em C3, e irem para a sua posição de quando estiverem ocupando o volume do objeto D3. Só que não achei modo para isso. Eu consigo fazê-las desaparecerem de C3 e depois aparecerem em D3. O ideal que era elas se movessem, não se "teletransportassem"! Eu gostaria de saber como fazer isso... Se alguém souber, compartilha!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 634

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.