pintura metalica no photoshop

Por: rogeriodilima  

Em: 07/02/2009 17:01

Alguem saber criar textura com efeito metalico no photoshop? igual pintura de carros. é que preciso usar texturas num carro que estou criando, não vou usar materias.
Ihhh cara, ou eu não entendi a tua pergunta, ou vc ta fazendo uma confusão danada. Se o que vc esta fazendo é, desenhando e pintando um carro no photoshop e quer dar um acabamento metalico na pintura é uma coisa. Agora se vc quer criar uma textura para aplicar em um modelo 3d, então vc esta confundindo um pouco as coisas. Pra vc aplicar uma textura no 3d, vc tem que ter um material. Vc vai usar um shader pra isso, seja phong, blinn... Se o que vc quer é aplicar um material que de um acabamento de pintura metalica, vc vai ter que criar um material que de esse efeito, e pra isso vc não usa textura, ou seja um bitmap aplicado a um material. Pra fazer esse material não é tão complicado, tem diversos tutoriais por ai, seja pra fazer no scaline, no mental ray, no vray... enfim em qualquer renderizador que vc quiser. Aqui na 3d1 na seção de tutoriais vc vai encontrar tutoriais muito bons sobre esses assuntos. Agora se o que eu falei vc já sabe, e não era nada disso, explica melhor ai que a gente ajuda, :D
eu preciso realmente criar uma pintura metalica, por que é para testar em um jogo, primeiro tenho que mapear o carro com o 'unwrap uvw', para criar a textura planificada, depois abrir o template, textura, sei la como fala ...no photoshop e pintar as partes do carro, mas tem que ficar com aspecto metalico.... depois de ter feito esse trabalho, volto no 3d max e aplico essa textura no carro. e exporto em formato 3ds ou obj .e dai vai estar pronto para usar em algum jogo, e vai ficar com um aspecto mais realista... agora se fosse simplesmente para renderizar um carro no max, ai eu ia usar o 'carpaint' ou outro material que deixe o carro com aspecto de pintura real. mas como disse o que preciso e a textura planificado pintada no photoshop e tem que ficar metalica;;
resumindo preciso pintar essas partes da textura do carro, mais com aspecto metalico
Ae rogeriodilima, um outro amigo postou uma pergunta parecida, mas era um rótulo metálico. O lance é o mesmo, o Max trabalha com tons de cinza para fazer cromado, então você tem que colocar um tom de cinza médio onde é para ser cromado e depois você configura o brilho e o reflexo do material para ficar cromado. Na parte da pintura que é azul, você deixa azul mesmo e faz os reflexos na configuração do material, na textura não vai ficar metalizado, depende das configurações do material.
agora eu entendi o que vc quer, a textura vc pinta normalmente. Se precisar fazer adesivos, faz os adesivos, se presisar fazer barro pinta o barro. Mas o efeito de metalizado e a reflexão pela camada de verniz da pintura vai ser dada pelo shader exatamente como eu falei, só que vc vais fazer isso na engine de game que vc for usar. Até da ora fazer uma falcatrua, mas não vai ficar muito legal. Vc pode usa o seu carpaint e fazer um render to texture do carro, só não esquece que ele vai precisar de um mapa de reflexão no environnement para ter o que refletir. O grade problema disso é que o carro vai mexer e o reflexi não, vai fica feio ora caramba. Usa os shaders da engine ora fazer.
mais o problema é que a engine ainda não tem esses shaders, é uma engine que foi lançada a pouco tempo, os shaders vão sair na proxima versão, ai o negocio e fazer umas gambiarra mesmo, tipo caprichar nas texturas.
Tambem tive que pintar uma textura de carro metalica. Quando pintei coloquei uma camada com a cor base, uma com as sombras pintadas a mao e uma outra com os brilhos tambem pintados a mao, e pra ficar com um resultado parecido com a da pintura metalica vc deve usar o bleeding mode color burn para os sombras e color dodge para os brilhos. E em materiais metalicos as cores ficam mais saturadas. Espero ter ajudado.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
zion é desse jeito mesmo que eu quero fazer, ai ja fica bem mais realista a pintura
O carro é asssi aqui, falta fazer o retrovisor, assoalho e as rodas. depois criar a textura para aplicar nele, só que eu não to conseguindo fazer o mapeameto com unwrap uvw, um objeto simples como por exemplo um cubo faço numa boa, agora objetos mais complexos ta saindo tudo bagunçado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 716

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.