Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ricardoc   Belo Horizonte - MG
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
mdpontes   Macapá - AC
Savio Parente   Fortaleza - CE
APO   Rio de janeiro. - RJ

Portfólios Ver Mais

aurelio   Rio de Janeiro - RJ
android   Brasil - SP
Nynna 72   São Paulo - AC

Planeta com incandescência atmosférica

Por: Estrazulas  

Em: 16/02/2004 08:36

Ola turma... Alguem ai sabe como fazer aquele efeito meio luminoso contornando um planeta(incandescência atmosférica)??? A cena que stou fazendo tem um planeta com metade iluminado e metade escuro. Então o efeito de inc. atm. aparece apenas na parte iluminada.(se o planeta estivesse toto iluminado o efeito seria em toda a circunferencia). Outro probelma que vem me intrigando é na hora de renderizar uma cena, por exemplo, essa do planeta: Renderizei a animação e mesmo quendo a cena não tem movimento a imagem parece piscar(é mais visivel na imagem do planeta, como se os pixels estivessem vibrando ou tremendo, mesmo renderisando em alta resolução) entenderam? o que é isso? como resolver? obrigado Luis Estrazulas
Fala Estrazulas, blz? Este efeito de incandescencia vc pode fazer pelo video post usando o "glow". Ja o problema de render, precisamos de mais informações para ajuda-lo. Qual render vc está usando, quais são as configurações? Flw! T+! :joiad:
E ai HAWF!! Já tentei o glow no video post, mas ele cria o efeito também na parte que está escura(noite) do planeta! O render esta na configuracão padrão em 800x600, com Starfield(video post) e blur( na camera). Valeu Luis Estrazulas
Já tentou usar material map channel no MAterial Editor??
Nada Como Um Dia Após O Outro Dia
fala luiz blz faz assim seleciona os poligonos onde vai ter o efeito e muda a id depois na video post vc coloca o glow e altera a id qualquer coisa posta ae
Oi Estazulas, tudo bem? Realmente não tem como fazer isso com Glow, mesmo que iluminasse só a parte clara ainda ficaria ruim, Glow é quando tem auto brilho, você só quer aquele efeito de atmosfera em torno do planeta, não é? Então é super simples, usa um Fallof no Self-Illumination com a opção Shadow Light. Faz assim: Cria um material com a cor que deseja para a atmosfera, sem brilho sem nada, tudo 0, depois coloca um Falloff no Self Illumination e escolhe a opção Shadow Light, coloca nos dois quadrados de cor acima as cores da sua atmosfera, se for azul por exemplo,coloca azul claro na parte em luz e azul escuro na parte em sombra, ai dentro do botão None da parte em luz você coloca outro Falloff e escolhe a opção Perpendicular Paralel, neste fallof você coloca a cor da parte em luz num quadradinho e no outro um tom um pouco mais claro dessa mesma cor. Se ajustar direitinho fica perfeito, e também muda conforme o sol mudar. Abraços
Caro Andre. Valeu a dica, mas não estou conseguindo aplicar o material com fallof no planeta. Primeiro eu apliquei uma textura que tenho pronta, na esfera, depois em outro slot, criei o material do modo que tu falou, mas não consigo aplicar, ou fica um ou fica o outro. Também tentei criar o material com fallop no material pronto mas o fallop sobrepõe a textura. O que estou fazendo de errado?? (nunca tinha usado isto antes)!! Obrigadão Luis Estrazulas
Oi Estrazulas, tudo bem? Desculpe, não achei que fosse tão iniciante e não expliquei direito. O Falloff é um mapa usado para controlar a opacidade de um material nesse caso, a textura do planeta deve ser aplicada no planeta da forma que achar melhor, o que eu disse só se refere a atmosfera, e para isso será necessário criar outro objeto, não pode usar o mesmo. Deve criar uma cópia da esfera do seu planeta e escalonar levemente para ficar um pouquinho maior, nela vai aplicar o material que te falei para a atmosfera, o falloff que te expliquei é para dar a cor na atmosfera, para ficar certo deve usar uma cópia com os mesmos falloffs no canal Opacity e assim poder criar a transparência da dela e ver a textura do planeta na outra esfera de baixo, entende? Eu fiz um teste rapidinho aqui para te mostrar, veja as imagens abaixo, acabei usando também um Gradient Ramp com Radial para dar diversas tonalidades na borda do material, veja a imagem da árvore do material que vai entender como ele foi feito, lembre que o primerio Falloff é Perpendicular/Parallel e o segundo é Light/Shadow, no Opacity eu usei mais um Falloff com Perpendicular Parallel depois do primeiro para afinar a atmosfera, só depois coloquei o Falloff com Shadow/Light. Abraços
Valeu Andre :D Agora vou concluir uma cena em que estou trabalhando, depois eu posto no forum de imagens. Quanto a ser iniciante... em termos de conhecimento e pratica, pode se dizer que sim, mas primeiro por falta de informações, na época que comecei (3d Studio para DOS V 3.0)não tinha muitos livros nem internet pra facilitar a vida da gente(e meu ingles é fraco, demorou pra ter sites bons como este na WEB) depois fiquei um bom tempo sem micro, sem falar na falta de tempo(praticamente só nos fins de semana) pois sempre trabalhei, e ainda trabalho, com informatica, na area de suporte e intranet. Mas adoro modelar e animar, me sinto uma especie de "DEUS" criando meu próprio univerço! Desculpem acho que falei... escrevi demais! Novamente agradeço ao andre pelo mini tuto. Luis Estrazulas
Oi Estrazulas, tudo bem? Espero que não tenha ficado ofendido com o termo iniciante, eu queria dizer que estava começando com técnicas mais aprimoradas de texturização. Eu também começei com 3D no 3D Studio R3 for DOS num 386. :) Meu pai é evangélico, e quando eu falava para ele que dentro do Max era como se eu fosse Deus porque podia criar tudo que quiser, ele pirava comigo :) :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707734.

Total de membros registrados: 135328

Últimos membros registrados: Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng.

Usuário(s) on-line na última hora: 501, sendo 16 membro(s) e 485 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, Jorge Henrique, Moura, nildoe, Matheus, mastermax, TadeuB79, Ronaldo Junior, Willmitnick, Nuno, merlimweb, Leonardo, SERPA, Fernando Cunha, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.